Destaques
Gestão do hospital será novamente escolhida por edital em Dois Irmãos
Dois Irmãos – No próximo dia 15 de novembro, completa um ano que a direção do Instituto de Saúde e Educação Vida (Isev), em razão de uma grave crise financeira, pediu para deixar a administração da casa de saúde antes do prazo final do contrato. Desde o dia 15 de novembro do ano passado, o Hospital São José está sob a direção do IB Saúde através de contratos emergenciais – de seis meses cada. Muitas opções e ideias foram debatidas na cidade, principalmente com toda a problemática do Isev, que saiu da cidade com pagamentos e contas atrasadas e a situação ainda está em tramitação na Justiça.
No entanto, a receita para a administração do hospital deverá ser a mesma: escolha de um grupo através de licitação. A prefeita Tânia da Silva (MDB) conta que até segunda-feira deverá estar concluso o novo edital. “Devo assinar ele até segunda e, após isso, será feita a publicação do edital”, antecipa a chefe do Executivo. Tânia ressalta que os critérios para a nova contratação não serão muito diferentes do último edital, que definiu o Isev como o novo administrador, em 2014. “Vamos ter algumas alterações, mas nada de mudanças bruscas. Uma coisa que não vamos conseguir fugir, é do valor do contrato. Hoje, são repassados mensalmente R$ 670 mil ao IB Saúde e, para o novo contrato, o valor terá reajuste. Não vamos conseguir manter o mesmo valor. Nesta fase de fazer o edital, entramos em contato com hospitais de Sapiranga e Parobé, o que nos ajudou”.
Enquanto não for concluído o processo da escolha da nova administração, o grupo do IB Saúde seguirá comandando o hospital. “Vamos manter o contrato emergencial até a finalização deste processo”.