Geral
Gilnei assume a Prefeitura e anuncia seu secretariado
Santa Maria do Herval| Em cerimônia realizada na noite de quarta-feira (1º) na A.C.B. Herval, aconteceu a posse do prefeito Gilnei Capeletti (MDB), que, ao lado do vice Félix Alles (PDT), comandará o Executivo entre 2025 e 2029.
Gilnei sucede Mara Stoffel (PDT) que foi a primeira prefeita do município e terminou seus dois mandatos consecutivos. Chilo, como é conhecido, foi seu vice durante estes oito anos, bem como secretário de Obras. Antes disso também foi vereador e secretário de outras pastas, como Agricultura.
Derrota do ex-prefeito Ademir
No pleito, Gilnei concorreu contra o ex-prefeito Ademir Schenider (UNIÃO) que tinha como candidata a vice Graciela Sartori (PP); a vitória foi com 57,83% dos votos (uma diferença de 741 eleitores – o que, no Teewald, é um número muito expressivo).
Na majoritária, Gilnei só não ganhou na seção 13, em Boa Vista, e na 31, em Padre Eterno Ilges. Um resultado surpreendente, uma vez que se esperava mais discrepância no Centro, reduto de Ademir e sua vice – enquanto Gilnei e Félix são, ambos, de Boa Vista.
Secretários
O secretariado teve mudanças parciais, mas, muitos nomes permanecem.
IGUAL
– Maria Dolores Scholl Arnold continua no Planejamento;
– Margarete Capeletti Lechner segue na Educação;
– Marcos Cesar Stoffel, o Max, permanece no Turismo;
– A chefe de gabinete permanece a Liane Backes;
– Evandro Rohden, o Tyta, segue no Desporto;
MUDANÇA
– Tânia Vier assume a Secretaria de Assistência Social – até então era uma pasta subordinada à Saúde, agora foi desmembrada;
– Cleidir Arnold, o Clet, eleito vereador pelo MDB, assume as Obras – que, até então, era da alçada de Gilnei, que somente deixou o cargo no início do ano passado para poder concorrer;
– Adelaide Acker retorna após quatro anos para a Saúde; a secretaria era de Tânia, que saiu para poder concorrer como vereadora mas não se elegeu, neste intervalo ficou a cargo de Ivonei Listkovski;
– Félix Alles, além de vice, será secretário de Agricultura; antes, era comandada por Jaime Morschel que se elegeu vereador pelo PDT, durante a campanha foi substituído por Canísio Roldo;
“Uma equipe boa, capaz, que sabe trabalhar. Estamos focados em fazer o máximo por Santa Maria do Herval”, pontua Gilnei.
Quem assume no lugar do Clet?
Com a ida de Cleidir para as Obras, quem assume como vereadora é a primeira suplente do MDB e presidente do partido, Fabiana Foppa Bassegio. Ela deve ser empossada em sessão extraordinária na próxima semana.
20 anos de trajetória consolidada
Hoje, terça-feira, dia 2, Gilnei entrou na Prefeitura, oficialmente, como prefeito pela primeira vez. Ele destacou a emoção e a responsabilidade que sente ao iniciar este mandato, marcado por um simbolismo especial.
“Hoje é um dia de muita alegria e grande responsabilidade para mim”, afirmou. Durante o primeiro dia no comando da Administração municipal, ele relembrou que exatamente nesta data, 20 anos atrás, em 2 de janeiro de 2005, deu início à sua trajetória na administração pública como Secretário da Agricultura.
“É um sentimento de uma jornada longa, de muito trabalho e aprendizado, passando pelas secretarias, pelo Legislativo, pelo Executivo como vice-prefeito, e agora assumindo o compromisso de ser prefeito”, declarou.
Em suas palavras, o novo prefeito também expressou gratidão à comunidade pelo voto de confiança depositado nele e em sua equipe. “Sou imensamente grato à comunidade de Santa Maria do Herval. Agora, tenho o dever de retribuir essa confiança com muito trabalho e com obras que atendam às necessidades da população”, disse.
Gilnei destacou ainda que sua gestão será marcada pela dedicação e pelo trabalho de uma equipe bem estruturada. Segundo ele, o objetivo é garantir resultados concretos que melhorem a qualidade de vida dos moradores.
Paulinho: de suplente para presidente
Paulinho Kaefer (PSB) foi eleito presidente da Câmara de Vereadores para 2025. A sessão solene foi aberta por Tarcísio Schuck, o Schukinha (PP) que foi o mais votado (351) – porém, é da oposição, que é minoria.
Paulinho da Saúde foi eleito com oito votos a favor e um em branco – o que demostra sua representatividade na Câmara, já que a oposição conta com três nomes e, mesmo assim, recebeu dois votos deles.
“Retornar como vereador é muito gratificante para mim”, afirmou. Ele relembrou sua experiência anterior na Câmara, quando atuou como suplente do PSB por três anos na legislatura passada, e destacou a satisfação de retornar como o segundo mais votado do pleito e o mais votado de sua coligação (337). “Acredito que essa votação expressiva seja um reconhecimento pelo trabalho que realizamos tanto na Câmara quanto junto às comunidades.”
Ao falar sobre sua eleição como presidente da Câmara, Paulinho expressou sua honra em representar e liderar o Legislativo. “Sair de suplente para ser o segundo mais votado e agora presidente é algo muito gratificante. É uma honra presidir a Câmara e dar continuidade ao trabalho que já vínhamos realizando com a prefeita Mara, agora ao lado do Chilo e do Félix.”
O novo presidente enfatizou seu compromisso com a transparência, a ética e a boa gestão dos recursos públicos. Ele destacou também a importância de manter o Legislativo como um elo entre o Executivo e as comunidades. “Nossa equipe é reconhecida por estar sempre presente e atuante nas comunidades. Queremos continuar seguindo esse caminho, promovendo o diálogo e lutando pelo crescimento do nosso município.”
Paulinho reforçou ainda a necessidade de cooperação na Câmara. “Como presidente, pretendo estar em constante diálogo com meus colegas vereadores, independentemente da posição política, sempre defendendo os interesses da coletividade. Respeitando a diversidade e o debate de ideias, queremos trabalhar juntos pelo desenvolvimento de Santa Maria do Herval.”