/www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77

Warning: Trying to access array offset on false in /www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77
" width="36" height="36">

Geral

Girardi Althenhofen: futebol nos campinhos de Dois Irmãos

13/09/2019 - 08h02min

Atualizada em 13/09/2019 - 14h19min

Dois Irmãos – Futebol nos campinhos em potreiros e sua evolução.

“Comprávamos nossos fardamentos, Kichutes ou chuteiras e quando jogávamos em outros municípios, pagávamos o transporte com nosso próprio dinheiro”

Nos finais dos anos 70 e início dos 80, o futebol da gurizada acontecia nos campinhos em potreiros, sendo que, nós, grupos de amigos, fundávamos times para jogar contra outras equipes da cidade. Lembro que jogávamos em campinhos nos potreiros do Schuck (Bairro Floresta), Darci Engelmann, Nelson Muller, atrás do armazém da família Engelmann no Bairro União e no potreiro do Hugo Marmitt no Vale Direito. Estes encontros de amigos aconteciam diariamente no turno contrário da escola e finais de tarde. Nos finais de semana, marcávamos jogos contra outros times e participávamos de torneios, organizados pelas equipes dos locais.
O número de atletas para cada equipe dependia do tamanho do campinho, era variável entre 5 a 8 jogadores por equipe. De tempos em tempos, mudávamos o nome da equipe que era Flamenguinho, Fluminense, Canarinho e 8 Amigos.
Nosso material esportivo, camisetas, calções e meias eram adquiridos por cada integrante da equipe no Comercial do Herbert Holler, que ficava ao lado do tradicional Armazém do Inácio Schmidt, localizada na Av. São Miguel.
À medida que fomos crescendo, montamos o mirim do União e, assim, passamos a jogar no campo oficial. Comprávamos nossos fardamentos, Kichutes ou chuteiras e quando jogávamos em outros municípios, pagávamos o transporte com nosso próprio dinheiro. O transporte era realizado pelas Kombis dos irmãos Blume (da Antárctica), Remi Staudt e Evaldo José Backes.

Betinho Klein: relembrando as histórias dos banhos de rio em Dois Irmãos
Todos trabalhávamos em indústrias calçadistas da cidade, realizando horas extras para o pagamento de nossas despesas, incluindo fardamentos, material de jogos e deslocamentos para locais de jogos.
Travavam-se grandes clássicos entre os clubes União, 7 de Setembro, Vila Rosa e Morro Reuter. Quando fomos amadurecendo na idade (a partir dos 16 anos), ingressamos nas equipes e clubes da cidade para disputar campeonatos de futebol de Campo Municipal, Sesi, Supercopa Regional e Estadual de Amadores.

Giovani Eich: “Dois Irmãos que eu vi !”
Mais tarde, foram se formando os clubes festivos na cidade e estes também travavam grandes jogos, principalmente nos campeonatos realizados em nosso município. Vale destacar que os campeonatos de futebol de campo eram organizados pelo CMD (Conselho Municipal do Desporto), que organizava os campeonatos quando Dois Irmãos, Morro Reuter e Santa Maria do Herval eram um único município; também a Prefeitura, e, a partir do ano de 2002 pela LIFADI (Liga de Futebol Amador de Dois Irmãos). Nos dias atuais, os campeonatos são organizados pelo Departamento de Desporto.
A partir de 1997, foram diversificadas as modalidades desportivas, além do futebol, como rústicas, atletismo, futebol, xadrez, basquetebol, entre outros. No ano de 1999, foi lançada a 1ª Olimpíada Escolar, com a participação de todas as redes de ensino, incluindo as Municipais, Estaduais e Particulares.
Portanto, o esporte cumpre uma importante função de inclusão social, ao tirar jovens das ruas e das drogas, ele ajuda no combate à violência, contribuindo assim na garantia de segurança pública e nas melhorias de saúde humana.

 

Sair da versão mobile