Destaques
Goleiro do Grêmio também está #FechadoscomoLeo
Ivoti – O jovem Leonardo Schallenberger, de 19 anos, que luta contra leucemia e um linfoma, ganhou um apoio importante nesta quarta-feira, 04. O goleiro do Grêmio, Marcelo Grohe, gravou um vídeo em apoio ao jovem, afirmando que também aderiu a campanha #FechadoscomoLeo. No vídeo o goleiro Tricolor convoca a todos a se cadastrarem no Hemocentro. “Muita gente precisa da doação de medula óssea e é uma oportunidade de todos estarem ajudando não só o Leo, mas tantas outras pessoas que precisam”, pediu Grohe.
Quem quiser ser doador deve procurar o Banco de Sangue mais próximo e O grupo festivo Choppão em parceria com a Adikern Transportes vai disponibilizar transporte gratuito até o Banco de Sangue, em Porto Alegre, no dia 11 de abril, com saída às 6h. Interessados em doar e se cadastrar como doador podem entrar em contato pelos telefones (51) 99753-8833 ou 99671-6132.
Como me tornar um doador?
– Procure o hemocentro do seu estado. O mais próximo na região fica em Porto Alegre.
– O voluntário à doação assinará um termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE), e preencher uma ficha com informações pessoais. Será retirada uma pequena quantidade de sangue (10ml) do candidato a doador. É necessário apresentar o documento de identidade.
– O seu sangue será analisado por exame de histocompatibilidade (HLA), um teste de laboratório para identificar suas características genéticas que vão ser cruzadas com os dados de pacientes que necessitam de transplantes para determinar a compatibilidade.
– Os seus dados pessoais e o tipo de HLA serão incluídos no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME).
– Quando houver um paciente com possível compatibilidade, você será consultado para decidir quanto à doação. Por este motivo, é necessário manter os dados sempre atualizados.
– Para seguir com o processo de doação serão necessários outros exames para confirmar a compatibilidade e uma avaliação clínica de saúde.
– Somente após todas estas etapas concluídas o doador poderá ser considerado apto e realizar a doação.