Geral
Golpe do WhatsApp usa aplicativo de entregas para atrair 86 mil vítimas
País – Diversos golpes circularam pelo WhatsApp neste ano. Em geral, a estratégia dos cibercriminosos é usar a credibilidade de grandes empresas ou aproveitar datas comemorativas para atrair vítimas. Desta vez, a isca utilizada é um vale-compra no valor de R$ 100 para usar em pedidos de comida no aplicativo iFood. O dfndr Lab, laboratório da PSafe especializado em cibersegurança, detectou pelo menos 86 mil casos do golpe em apenas 48 horas.
Como em outros golpes, a pessoa que clica no link compartilhado pelo WhatsApp é encaminhada para um questionário falso com três perguntas. Independentemente das respostas, uma nova tela é exibida com o pedido de compartilhamentos para assim obter o benefício.
Para tentar dar mais credibilidade ao golpe, são usadas montagens com comentários de pessoas nas redes sociais agradecendo ou comemorando o brinde recebido. Esse tipo de cibercrime buscar criar vulnerabilidades no sistema do smartphone para conseguir instalar vírus ou para roubar dados pessoais contidos no aparelho.
O ideal é não clicar em nenhum link suspeito e desconfiar de promoções e vantagens oferecidas pelo WhatsApp. Se necessário, acesse a página oficial da empresa para confirmar a distribuição de brindes e descontos.
Leia também:
“Amo Ivoti e acredito em dias melhores”, diz prefeito após Operação Monet