Geral
Governador sanciona, em Nova Petrópolis, lei que oficializa a Rota Romântica como roteiro do Rio Grande do Sul
Ranolfo Vieira Jr. assinou o documento durante o Festival Internacional do Folclore
Por: Gian Wagner – gian@odiario.net
Nova Petrópolis – Foi sancionada, nesta sexta-feira, 15, a lei que institui o roteiro turístico Rota Romântica no Rio Grande do Sul. A rota abrange algumas importantes rodovias como a BR-116, ERS-235, VRS-865 e VRS-873, passando por 14 municípios compõem o trajeto turístico. O ato de sanção foi realizado pelo governador Ranoldo Vieira Jr. em Nova Petrópolis, durante a abertura do 49° Festival Internacional do Folclore. “Estamos formalizando algo que já existe e é reconhecido há 26 anos. Porém, necessitava de um registro de nascimento. Uma iniciativa aprovada pela Assembleia Legislativa, que pretende preservar esta importante rota de turismo no Rio Grande do Sul”, disse o governador.
SECRETÁRIOS PRESENTES – A abertura do Festival levou a Nova Petrópolis importantes nomes da política estadual. Além de Ranolfo, que retornou ao município após poucos meses (esteve no Tricofest), estiveram presentes em Nova Petrópolis os secretários Raphael Ayub (Turismo), Carlos Rafael Mallmann (Desenvolvimento Urbano e Metropolitano), Joel Maraschin (Desenvolvimento Econômico), Márcia De la Torre (Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social) e o secretário-adjunto de Comunicação, Ismael Moreira.
A Rota
Composta por muitos municípios da região em que o Diário circula, a Rota Romântica é uma das principais incentivadoras do desenvolvimento turístico em todos seus municípios. Ela sai de São Leopoldo, passando por Novo Hamburgo e entrando em Estância Velha. Segue por Ivoti, Dois Irmãos, Presidente Lucena, Morro Reuter, vai a Santa Maria do Herval, chega em Picada Café, sobe a Linha Nova e Nova Petrópolis, de lá seguindo para Gramado, Canela e terminando em São Francisco de Paula.