Geral
GPS manda turistas passar por estrada que está interditada em Nova Petrópolis
DNIT reduziu trecho com sistema pare e siga e facilitou o acesso ao interior
GIAN WAGNER BAUM
Nova Petrópolis – Moradores e turistas ficaram empenhados e precisaram de ajuda de populares para poder sair da estrada Otto Carlos Kich, uma rua secundária que liga a BR-116 ao Ninho das Águias. Com a redução do trecho com sistema siga e pare na BR-116, o GPS dos motoristas começou a indicar a estrada como caminho para Nova Petrópolis, sem considerar que a estrada está interditada devido a precariedade e ao estado que ficou depois das chuvas na região, quando aconteceram desmoronamentos. A Prefeitura reforça que a estrada é para uso apenas de moradores e acesso local. Além do GPS, que indica o caminho aos desconhecidos, as placas colocadas pela Prefeitura foram arrancadas e jogadas no mato próximo a estrada.
TRECHO REDUZIDO – O DNIT reduziu o trecho da BR-116 que opera em sistema siga e pare. Após avaliação da equipe de engenharia da autarquia, o trânsito está em meia pista (em ambos os sentidos) entre o km 177,5 e o km 181, apenas para veículos leves. O Departamento ressalta que no km 175 existe uma estrutura (gabarito) que limita a passagem a veículos com altura máxima de 2,5 metros. O horário de liberação permanece das 7h às 17h30 com interrupção total no período noturno para garantir a segurança dos usuários.
Situação de emergência
O DNIT já decretou emergência para a execução das obras de contenção da BR-116, o que permitirá a contratação de uma empresa especialista neste serviço. Atualmente, além de monitoramento, a região recebe serviços de conservação como roçada, capina, limpeza, podas e sinalização para contribuir com a segurança dos usuários da rodovia, segundo o DNIT.