Geral
Grupo Causa Animal resgata cães e gatos de rua e atualmente monitora cerca de 90 animais
O grupo que se denomina como Causa Animal de Ivoti está atuando no município há sete anos e é formado por voluntárias que buscam auxiliar no resgate de animais em situação de rua, seja por abandono ou por terem fugido de seus lares.
Segundo levantamento das voluntárias da Causa Animal, o município tem mais de 70 cães e 20 gatos em Lares Temporários solidários em busca de adoção, quatro desses Lares são pagos. “O número de gatos deve ser maior, pois são mais independentes, caçam e, se protegem com mais facilidade que o cão. Quando possível, resgatamos, castramos e devolvemos no mesmo espaço que já conhecem”, afirmou Daninha Iane Brutscher, uma das voluntárias.
Os quatro cães em Lares Temporários pagos são casos bem específicos, de animais que não tem condições de ficar na rua, uma delas, inclusive, é uma pit bull. Essas pessoas recebem uma ajuda de custo de R$400,00 reais por mês, por parte das voluntárias da Causa Animal, além de casinha, coberta, potes e ração. “Levamos todo enxoval até a casa que se prontifica a cuidar e alimentar, além de ficarmos responsáveis pela desparasitação, caso necessário, ou qualquer outra coisa que precisar”, afirmou Daninha. Quando o cão conhece a rua e não é adotado, após se recuperar da castração, ele retorna para o mesmo lugar em que estava, com casinha e é alimentado e cuidado nesse espaço.
O grupo tem um Instagram onde reúnem todas as informações sobre cães que precisam de adoção e Lar Temporário e também quando precisam de doações financeiras. Cada animal resgatado tem um custo aproximado de R$500,00 e como forma de minimizar um pouco os gastos, as voluntárias reciclam garrafa pet, bombonas, embalagens de produtos de limpeza e latinhas. “Limpamos, separamos e vendemos”, esclareceram.
Auxilio da Prefeitura
Em nota, a Prefeitura destacou que atua no apoio à causa animal dentro das possibilidades legais e estruturais do município e, por não ter nenhuma ONG ou canil em Ivoti, o trabalho depende muito da articulação com protetoras independentes e comunidade.
Atualmente, o município presta apoio por meio de castrações de cães e gatos, e para os cães de rua, é fornecido atendimento veterinário, medicações (como antiparasitários e vermífugos) além de ração. Também auxilia na divulgação de animais para adoção por meio da página oficial da Prefeitura no Instagram, justamente para ampliar as chances de adoção responsável.
Nos casos de animais que não tenham tutor e que se encontram em situação de emergência, a Prefeitura realiza o primeiro atendimento, faz o encaminhamento veterinário necessário e busca, sempre que possível, apoio para o pós atendimento, já que não há estrutura de abrigo permanente no município. Muitos animais de rua acabam sendo acompanhados como cães comunitários, sendo fornecido medicação contra pulgas e carrapatos, vermífugos, alimentação e abrigo básico com casinhas, para proteção contra chuva e frio.
Além disso, o município está implementando agora uma política de lares temporários, justamente para atender animais em situação mais delicada que não podem permanecer na rua, o que representa um avanço importante dentro da realidade atual.
A responsável pelas questões envolvendo os animais de rua em Ivoti, Juliane Schwarzer, destacou que a causa animal é um compromisso coletivo. O poder público tem seu papel, as protetoras desempenham um trabalho fundamental, mas a participação da comunidade também é essencial, especialmente por meio da guarda responsável, da adoção consciente e do respeito aos animais. “Sem esse engajamento conjunto, nenhuma política pública consegue ser plenamente efetiva”, afirmou.
