Geral
Grupo de São José do Hortêncio vai à conferência sobre infância e adolescência
S. J. do Hortêncio – Nesta terça-feira, 08, foi realizada a 7ª Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente, reunindo os órgãos públicos e entidades da sociedade civil ligadas à área da infância e adolescência de 13 municípios do Vale do Caí. A Conferência Regional foi no Centro de Cultura de São Sebastião do Caí, e teve a participação de cerca de 200 pessoas. Participaram os seguintes municípios: Alto Feliz, Barão, Brochier, Capela de Santana, Feliz, Harmonia, Maratá, Pareci Novo, Salvador do Sul, São José do Hortêncio, São José do Sul, São Pedro da Serra e São Sebastião do Caí.
A Conferência Regional teve como tema “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”, proposto pelo CONANDA.
Na parte da manhã, os palestrantes Charles Martins, promotor de justiça; e Roberta Nedel, psicóloga, fizeram suas explanações e participaram de um painel respondendo perguntas dos participantes, com mediação do presidente do COMDICA de São Sebastião do Caí, Diogo Laux.
No período da tarde, os/as participantes puderam compartilhar suas experiências durante e após a pandemia, relatando problemas vivenciados e pensando juntos soluções nas discussões relacionadas aos eixos temáticos. O evento ainda elegeu os/as delegados/as que irão representar nossa região na 11ª Conferência Estadual.
A Conferência Regional faz parte de uma agenda coordenada e alinhada com a 11ª Conferência Estadual e a 12ª Conferência Nacional, que serão realizadas respectivamente, em maio e novembro de 2023.
Depoimento do participante Joel Reichert: “…as palestras da Psicóloga e do Promotor foram ótimas! Assuntos como violência sexual e depressão infantil, foram muito bem abordados, pois eles com capacitação maior conseguiram mostrar o real lado, também obviamente tirando nossas dúvidas!”