Geral
Grupo promove galeto solidário em prol do Camping Behne, em Ivoti
Por Geison Machado Concencia
Ivoti – O Camping Behne é um local muito conhecido na região, por abrigar um amplo espaço de lazer com piscinas, restaurante e café colonial. Porém, com a enxurrada ocasionado pelo ciclone extratropical no mês de junho, local foi completamente destruído. Para reverter esse processo, grupo organiza um galeto solidário para ajudar a reconstruir o espaço.
Quem deseja participar, pode adquirir os cartões, ao preço de R$ 30. O galeto será no dia 22 de julho, sábado, com retirada a partir das 11 horas (Trazer Vasilhas). O cardápio do galeto contempla 6 (seis) pedaços de galeto, pão, maionese e salada.
A retirada dos galetos ocorrerão em cinco pontos: Campo do Avante, Ginásio Soberano em Lucena, Esquinão Lanches em Ivoti, Sociedade Nova Vila, Campo do Avante em Picada Feijão – Ivoti/RS. Para mais informações, podem entrar em contato pelos seguintes telefones: (51) 9 9733-0991, com o Camping Behne; (51) 9 9712-0267, com Ricardo Elias; (51) 9 9814-4207, com Celsinho do Esquinão; (51) 9 9848-8141, com Mauro em Nova Vila; (51) 9 9712-0167, com Samuel Bohl; (51) 9 9808-6511, com Fabinho; (51) 9 9962-9022, com Zeca.
Reconstrução
O Camping Behne era um importante ponto turístico de Ivoti. Mas, além do Município, era o sustento da família de Leandro Behne. Com a destruição provocada pela enchente, eles perderam sua fonte de renda.
E para recuperar tudo que foi levado pela correnteza ou danificado, o proprietário, Behne, calcula um investimento de R$ 600 mil, valor esse, que teria sido a sua perda. Além da parte financeira, também o tempo para reconstruir tudo. “Acredito que, pelo menos, meio ano para voltar a ser o que era”, explica.
O processo é lento devido à grande quantidade de estragos. Foram usados, inclusive, retroescavadeiras e caminhão para retirar toda a areia acumulada pela enxurrada. Mesmo com essa força tarefa, não foi possível remover toda a lama.
Enquanto tudo não volta ao normal, Behne vai adaptando a estrutura do parque. Projeta, dentro de algumas semanas, instalar um food truck para receber os turistas e proporcionar uma área de lazer, já que parte da área não foi afetada. Esse espaço seria mais usado, que fica na parte mais alta.