Conecte-se conosco

Destaques

Herval: aprovada a lei permite a aquisição de vacinas para o enfrentamento da pandemia

17/03/2021 - 15h30min

Atualizada em 17/03/2021 - 15h42min

Prefeitura de Santa Maria do Herval (FOTO: Cleiton Zimer)

Por Cleiton Zimer

Santa Maria do Herval – Por unanimidade a Câmara de vereadores aprovou, na noite de terça-feira, 16, o projeto do Executivo que autoriza a aquisição de vacinas para o enfrentamento da pandemia na hipótese de insuficiência de recursos prestados pelos demais entes federados ou caso estes não provejam cobertura imunológica tempestiva e suficiente contra a doença.

A Lei vai ao encontro do que foi estabelecido na FAMURS, nos quais os municípios da região formalizaram um ajuste operacional para a eventual aquisição de vacinas contra a Covid-19, no caso de liberação pela União, o que vêm sendo sinalizado nos últimos dias. Até o momento, a União detém de forma exclusiva a prerrogativa para aquisição das vacinas e as distribui em consonância com seu Plano Nacional de Vacinação o que, segundo o projeto “acaba acarretando a destinação lenta e insuficiente de doses para atendimento no município”.

As vacinas a serem adquiridas devem ser previamente aprovadas pela Anvisa e, se em 72 horas essa não se manifestar a cerca da aprovação do medicamento, fica o município autorizado a importar e distribuir vacinas registradas em renomadas agências de regulação no exterior e liberadas para distribuição comercial nos respectivos países, conforme previsto na Lei Federal. As despesas dessa operação ocorrerão por conta de dotação orçamentária da Lei Orçamentária vigente.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.