Conecte-se conosco

Geral

Herval está infestado pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor de várias doenças

29/05/2019 - 17h50min

Herval – De acordo com relatório do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, o município está infestado pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya, febre amarela e mais 16 tipos de doenças potencialmente graves.

Animais são abatidos por criminosos em Santa Maria do Herval

Devido ao elevado número de focos identificados, a Secretária de Saúde emitiu um alerta, afirmando que isso representa uma emergência municipal e requer a atenção e colaboração de todos para as ações necessárias para o combate ao mosquito.

Encontro regional reúne cerca de 100 agricultoras em Santa Maria do Herval

O Aedes aegypti se prolifera em reservatórios de água parada, como vasos de planta e pneus, podendo permanecer na forma de ovo por até 450 dias. Seu ciclo de vida compreende quatro fases: ovo, larva, pupa e mosquito. O mosquito mede cerca de 1cm, tem cor preta ou café com pequenos riscos brancos no dorso, na cabeça e nas pernas. Suas asas são translúcidas e o ruído que produzem é praticamente inaudível ao ser humano. Ele é comum em países de clima quente e normalmente diminuem sua população em climas frios. Contudo, com a mudança climática que o mundo vem sofrendo gradualmente, isto é, com o clima de lugares frios ficando cada vez mais quente devido a problemas ambientais como o desmatamento, esse mosquito tem se proliferado cada vez mais em nossa região.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.