/www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77

Warning: Trying to access array offset on false in /www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77
" width="36" height="36">

Geral

Herval sedia capacitação contra a doença de Chagas

02/05/2018 - 17h25min

Atualizada em 02/05/2018 - 17h29min

Herval – Nesta quarta-feira, 2, o município sediou um encontro de capacitação para o combate ao “barbeiro”, agente transmissor da doença de Chagas. O trabalho foi realizado no Ambulatório Municipal e reuniu profissionais de Herval, Estância Velha, Dois Irmãos e Morro Reuter. A atividade foi coordenada pelo Cláudio Antônio Vargas da Rocha, do CEVS (Centro Estadual de Vigilância em Saúde). O conhecimento adquirido no encontro será aplicado junto às comunidades.

Transmissão

A transmissão acontece pelas fezes do “barbeiro” depositadas sobre a pele da pessoa, enquanto o inseto suga o sangue. Outros mecanismos de transmissão são a transfusão de sangue de doador portador da doença, a transmissão vertical via placenta, a ingestão de carne contaminada ou acidentalmente em laboratórios. Entre os sintomas estão febre, aparecimento de gânglios, crescimento do baço e do fígado, alterações elétricas do coração e/ou inflamação das meninges nos casos graves. Na fase aguda, os sintomas duram de três a oito semanas. Na crônica, os sintomas estão relacionados a distúrbios no coração e/ou no esôfago e no intestino. Cerca de 70% dos portadores permanece de duas a três décadas na chamada forma assintomática ou indeterminada da doença.

Leia também:

Oficinas estimulam a convivência em grupos no Herval

Acidente em São José do Herval deixa motoqueiro ferido

Lucro de R$ 22 mil no galeto em prol do hospital em Herval

 

 

Sair da versão mobile