Conecte-se conosco

Destaques

Hervalense tem WhatsApp clonado e criminoso pede dinheiro em seu nome

10/11/2020 - 17h06min

Atualizada em 10/11/2020 - 18h10min

Usando o número da vítima, o criminoso tentou pedir para um de seus contatos fazer um depósito; mas não deu certo (Reprodução / Facebook)

Por Cleiton Zimer

Santa Maria do Herval – Criminosos seguem na tentativa de aplicar golpes através da clonagem do aplicativo WhatsApp. Uma moradora do município foi alvo nessa terça-feira, 10. De acordo com ela, ao abrir o aplicativo para ler uma mensagem durante a manhã o mesmo “caiu” e, depois disso, não conseguiu mais acessá-lo. “Apareceram aquelas coisas para cadastrar o WhatsApp. Eu tentei fazer, vinha o código, mas ele não entrava. Sempre pedia para enviar um novo código”, disse.

Isso aconteceu pois o número dela havia sido clonado e autenticado em outro aparelho após ela reenviar um código de SMS recebido pelo celular. Na segunda-feira a vítima havia entrado em um perfil no Instagram com o objetivo de procurar um hotel para uma viagem. Ela começou a segui-lo e, hoje, o mesmo perfil mandou uma solicitação para ela no Instagram; logo mandou mensagem, alegando haver um sorteio do hotel e precisavam do número do celular dela. Ela mandou e, em seguida, pediram para ela reenviar um código supostamente mandado por eles via SMS – os criminosos estavam, na verdade, autenticando a conta em outro aparelho e, ela, não teve mais acesso ao próprio WhatsApp a partir de então.

Ao mesmo tempo, do outro lado, uma amiga que constava em sua lista de contatos já havia recebido mensagens do golpista, onde o criminoso dizia que precisava fazer uma transferência, porém, não estaria conseguindo e pediu se essa pessoa poderia fazê-lo e, depois, devolveria o valor. Porém ela se recusou e também estranhou o teor da conversa.

A amiga então chamou a vítima que teve o aplicativo clonado pelo Messenger, pedindo qual era o seu número. A vítima informou-o e destacou que estava tendo problemas para acessar seu Whats. A amiga explicou que alguém estava pedindo dinheiro com o número dela e, nesse momento, se deram conta do ocorrido.

Imediatamente a vítima informou a situação nas redes sociais para alertar as demais pessoas, de que estavam usando seu número para pedir dinheiro. Uma ocorrência online deverá de ser registrada.

Casos recorrentes

De acordo com a Polícia Civil do município há diversos casos acontecendo o tempo todo em Herval. “No último mês foi mais fraco, mas é corriqueiro, acontecem todos os meses”, disse um dos agentes.

De acordo a Polícia os criminosos entram em contato de diferentes formas e pedem que um código enviado por SMS seja reenviado para eles – o que é necessária para autenticar a conta em outro celular. Depois disso usam o número se passando por aquela pessoa para pedir dinheiro para os contatos das vítimas, sob diversas alegações –  a mais popular, de que não estão conseguindo transferir dinheiro e pedem para alguém fazê-lo e que mais tarde devolveriam.

A Polícia orienta que o código não seja cedido para ninguém, ele é intransferível. “O próprio WhatsApp faz esse alerta”, diz o policial, destacando que, além disso, as pessoas devem ativar a verificação em duas etapas, assim, sempre que for feita uma tentativa de autenticar o número em outro aparelho será solicitada uma senha e os golpistas não conseguirão fazê-lo.

O agente destaca que se é para pedir dinheiro que a negociação seja feita pessoalmente. “Se alguém mandar mensagem pedindo por dinheiro ou para fazer um depósito, recomendamos que ligue para a pessoa e confirme a informação ou, então, a procure pessoalmente”.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.