Destaques
História de um vencedor: bebê de 4 meses enfrenta câncer no rim
Nova Petrópolis – Com apenas quatro meses, o pequeno Ícaro já é considerado uma criança vitoriosa. Após o nascimento, o menino enfrentou duas cirurgias, sendo uma delas, de grande risco. Ele precisou retirar o rim direito, devido a um tumor maligno de 17 centímetros. Porém, mesmo tendo enfrentado essas operações, Ícaro passa bem e pessoas de todos os lugares o acompanham por meio de uma página no Facebook com o nome Força Ícaro.
Os dois primeiros meses de vida de Ícaro foram tranquilos. Mas, no terceiro mês, seus pais perceberam um inchaço em sua barriga, que depois descobriram ser uma hérnia inguinal. No dia 26 de março, data em que a cirurgia da hérnia ia ser realizada, o médico desconfiou da barriga inchada de Ícaro e pediu uma radiografia de abdômen. No resultado do exame apareceu uma massa grande, adiando a realização da cirurgia para retirada da hernia.
“Nosso chão se abriu”, comenta a mãe de Ícaro
Diante disso, os médicos solicitaram uma tomografia, que acabou constatando um tumor de aproximadamente 17 centímetros no rim direito. “Isso tudo foi descoberto na segunda-feira. Nosso chão se abriu”, explica emocionada a mãe.
Com isso, no dia 28 de março, Ícaro passou pela cirurgia da retirada do tumor. A operação tinha a previsão de demorar entre seis e oito horas, pois era uma cirurgia delicada pelo tamanho do bebê e pelo tamanho do tumor. Com isso, foram realizadas amostras para biópsia que confirmaram se tratar de tumor maligno. Como tinham células anormais no líquido abdominal e nos linfonodos, havia uma metástase.
Por isso começou o tratamento de quimioterapia. “Na semana passada o Ícaro passou pela terceira sessão. Ele fez a implantação do cateter, para administração da quimioterapia, porque suas veias são muito fracas ainda. Esta foi a segunda cirurgia dele”, salientou o pai.