Conecte-se conosco

Geral

Histórico de caminhões que perdem o freio preocupa moradores da Rua 25 de Julho, em Linha Nova

11/07/2023 - 19h32min

Atualizada em 11/07/2023 - 19h33min

Por Geison Machado Concencia

Linha Nova – Uma preocupação assombra os moradores das proximidades da rua 25 de Julho: caminhões que perdem o freio durante a descida e tombam ao final do trecho. Atenção esta que redobra, agora, devido ao bloqueio da BR-116, entre os quilômetros 175 e o 181. A interrupção força motoristas a usarem a rua como alternativa para acessar outras regiões.

No começo desta semana, um caminhão com placas de Sapucaia do Sul perdeu o freio e tombou a caçamba carregado de asfalto. O veículo parou entre árvores, que seguram para evitar que ele avançasse mais para frente. O motorista teve ferimentos leves e foi encaminhado ao Hospital de Nova Petrópolis, com apenas suspeita de fratura no ombro. A Brigada Militar de Feliz atendeu a ocorrência, bem como o Corpo de Bombeiros Voluntários de Picada Café, que fez os primeiros socorros ao motorista.

Esse acidente acende um alerta, devido a situações semelhantes como esse. Em 2021, dois ocupantes de um caminhão ficaram presos entre as ferragens, depois que o transporte passou por uma situação parecida. Um ano antes, um caminhão passou pelo mesmo sinistro e, o condutor, teve fraturas leves. Na ocasião, ele carregava tubos de perfuração que foram lançados pela pista, mas, felizmente, não atingiu ninguém. Mas, antes disso, muitas outros aconteceram, principalmente, na esquina com o Canto Karling.

Desafios
O trecho oferece desafios para os veículos pesados, tanto para quem sobe, quanto para quem desce. O maior problema é na descida, porque os caminhões acabam perdendo o freio, devido ao terreno íngreme e repleto de curvas.
No local, há placas sinalizando para uso de freio motor e descida íngreme, mas, mesmo assim, isso não inibe os problemas como a perda do controle do caminhão.

Moradores prestam os primeiros socorros

Com a presença de moradores nas proximidades do Canto Karling, quando ocorre um acidente, são eles, muitas vezes, que fazem os primeiros socorros e chamam a emergência. Um deles é o Osmar Ludwig, que relembra os motoristas que já auxiliou no local. “Esses dias, inclusive, comentava com um conhecido pelo tempo que já fazia desde o último acidente. E, por incrível que pareça, aconteceu, novamente. Já ajudei muitos condutores e esse trecho tem muitas histórias reincidentes com mesmo perfil: perda de freio durante a descida”, explica Ludwig.

Acidente aconteceu em 2021, em mesmo trecho. Os dois ocupantes tiveram ferimentos leves. (FOTO: Arquivo O Diário)

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.