Conecte-se conosco

Geral

Homem é preso por trabalho análogo a escravidão no Pinhal Alto, em Nova Petrópolis

02/04/2023 - 12h09min

Atualizada em 02/04/2023 - 19h30min

Vítimas estavam em barracos improvisados (Créd.: Brigada Militar)

Nova Petrópolis – Na noite de sábado, 1º, uma ação conjunta realizada pela Brigada Militar, Polícia Federal e Ministério Público do Trabalho resultou na prisão de um homem suspeito de ser responsável por trabalho análogo a escravidão em Nova Petrópolis, envolvendo quatro pessoas, incluindo um menor de idade.

O caso foi descoberto pela manhã, quando dois homens de nacionalidade argentina procuraram a Brigada Militar de Bom Princípio e relataram que estavam residindo em barracos improvisados em Nova Petrópolis, desde que foram contratados como lenhadores em agosto de 2022, mas nunca receberam salário. Eles ainda contaram que havia mais dois indivíduos, pai e filho (o menor de 14 anos), na mesma situação.

Os policiais conseguiram encontrar as outras duas vítimas em Linha Imperial, em Nova Petrópolis, e constataram a precariedade do local onde estavam. Após descobrir onde estaria o suspeito responsável pela contratação das vítimas, os policiais foram até a localidade de Pinhal Alto, mas não encontraram ninguém em casa.

Corte de lenha ocorria em Linha Imperial (Créd.: Brigada Militar)

Por volta das 19 horas, um veículo com placas de Nova Petrópolis se aproximou do local, mas ao ver as viaturas tentou fugir. O carro foi abordado, e nele estavam três homens, incluindo o responsável pela contratação das vítimas. Ele tinha antecedentes por lesão corporal, ameaça, estupro, desobediência e crimes contra a flora, e era contratado pelo dono da terra para contratar os argentinos para trabalhar no local.

Região em Linha Imperial que os trabalhadores estavam

O autor foi preso e conduzido à delegacia da Polícia Federal em Caxias do Sul. As vítimas foram encaminhadas para atendimento médico e psicológico, e serão acompanhadas pelo Ministério Público do Trabalho. A ação conjunta demonstra a importância da atuação integrada das autoridades na proteção dos direitos humanos e combate ao trabalho escravo.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.