Conecte-se conosco

Destaques

Médica cubana casou com agricultor de Hortêncio e não quer ir embora

21/11/2018 - 17h56min

Atualizada em 22/11/2018 - 10h00min

São José do Hortêncio – A médica cubana de Hortêncio, Dra. Aielaivis Pico Mestre é carinhosamente chamada de Aie pelas colegas de trabalho no posto de saúde, e está desde o início do programa Mais Médicos atendendo as pacientes do município.

Como ela casou com o produtor rural Paulinho Franz há dois anos, ela decidiu ficar no Brasil. Ela tem um filho de 10 anos, que mora com a avó em Cuba, e que deve vir no final do ano para cá. “Eu decidi que vou ficar”, sentenciou a Dr Aie na manhã de ontem, enquanto ajudava o sogro a separar alguns pepinos colhidos na propriedade da família.
Ela e o esposo se conhecem há três anos, mas o casamento foi oficializado em 2016, explicou o casal. “Não achei que seria tão rápido, nem os secretários sabiam dessa decisão”, explicou a médica. Ela deve fazer uma prova de habilitação para exercer a profissão no Brasil, mas somente em meados de 2019.

O secretário Alceu Engeroff comentou que desde a terça-feira a médica não está autorizada a exercer a profissão. Segundo ele, o município paga somente a ajuda de custo, que o auxílio-moradia e de alimentação, que fica entre R$ 1.800 e R$ 2.000 por mês. “O trabalho da Aie foi excelente, e o povo vai sentir muita falta dela”, conclui o secretário.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.