/www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77

Warning: Trying to access array offset on false in /www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77
" width="36" height="36">

Destaques

Hortêncio realiza ação neste sábado contra o câncer de boca

03/05/2019 - 10h09min

São José do Hortêncio – Em paralelo ao Dia D da Campanha de Vacinação Contra a Gripe, a secretaria de Saúde fará um trabalho diferenciado no Posto de Saúde neste sábado, 4, quando uma equipe de dentistas fará uma avaliação bucal nos pacientes, em especial pessoas acima dos 40 anos, como medida preventiva ao câncer de boca.

A atividade faz parte da campanha Maio Vermelho, que tem como temática a prevenção e combate contra a doença. Várias cidades gaúchas já aderiram a campanha, em especial os grandes centros, como Porto Alegre, Novo Hamburgo e Caxias, e irão realizar trabalhos especiais para divulgar o assunto, que ainda é pouco debatido entre os gaúchos, mas que é uma das doenças que mais levam a óbito no Brasil.

Entre as ocorrências de câncer no Brasil, o de boca é o quinto entre homens e o sétimo entre as mulheres, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer – INCA. O grupo considerado de risco com relação a doença é o de homens acima de 40 anos, que fumam e bebem, e trabalham com exposição ao sol. O principal fator de risco é o cigarro, atingindo cerca de 90% das causas da doença.

Homem que levou coice de boi é salvo por celular e pochete

Cuidados

Por esta razão, Hortêncio entrou no clima da prevenção da campanha, em razão de boa parte da população se enquadrar nas características do principal grupo de risco. As dentistas que estarão de plantão para atender a população, Juliana Back Fernandes e Francine Klein, alertam a importância de proporcionar aos pacientes orientação e dicas de prevenção.

“Por se tratar de uma cidade agrícola, boa parte da população não tem a informação adequada sobre o tema. Muitas pessoas só irão perceber a doença quando estiver em um estágio avançado”, destaca Francine.

Morre Luiz Neori Brandt, aos 64 anos, em Dois Irmãos

Já Juliana informa que a doença se manifesta de várias formas, mas a mais comum se caracteriza por uma lesão esbranquiçada, nas paredes da boca, embaixo da língua ou nos lábios.

“Conforme vai passando o tempo, esta lesão vai endurecendo, parecendo uma úlcera. O perigo é que dependendo do estágio, ela precisa ser removida cirurgicamente e isso pode acarretar em uma multifuração da boca e face”, frisa a profissional. O câncer de boca diagnosticado nas fases iniciais apresenta 85% de chances de cura.

Veja galeria de fotos da visita de Paolo Guerrero a Ivoti

Autoexame bucal

Por estes alertas, as profissionais irão focar seus esforços na prevenção e conscientização dos pacientes, em especial no ensinamento do autoexame bucal. Dicas de como observar as mucosas, gengivas, lábios e língua serão repassadas por se tratarem das áreas onde a doença se desenvolve.

A atividade é considerada importante, para que as pessoas possam distinguir corretamente as lesões para buscar auxílio médico. “As úlceras provocas por aftas ou até a colocação de prótese dentária podem confundir o paciente. Mas é preciso destacar que qualquer lesão na boca que não cicatrizar em 15 dias, deve ser investigada”, finaliza Francine.

Sair da versão mobile