Geral

Hospital Getúlio Vargas realiza sua primeira cirurgia por vídeo em Estância Velha

29/04/2024 - 10h21min

As cirurgias se tornam mais eficazes e menos invasivas. (Foto: Divulgação/PMEV)

 

Estância Velha – No dia 16 de abril, foi realizado pela primeira vez nos quase 85 anos da criação do Hospital Municipal Getúlio Vargas, a sua primeira cirurgia por vídeo. O procedimento realizado foi o de retirada da vesícula e os cálculos biliares (colecistectomia), utilizando a técnica de videolaparoscopia.

Para realizar o procedimento, o Hospital utilizou pela primeira vez a sua Torre de Vídeo. O equipamento foi adquirido com recursos de uma rifa realizada em prol do Hospital, que foi realizada pela sociedade civil, com contrapartida da Prefeitura. O equipamento, que veio acompanhado de dois kits cirúrgicos, teve o investimento de R$ 290 mil.

“Esse é mais um momento marcante na história da nossa cidade e uma conquista importante para todo estanciense”, aponta o prefeito Diego Francisco. Com a utilização da Torre de Vídeo, os procedimentos cirúrgicos se tornam mais eficazes e menos invasivos. Nesse procedimento, foram necessárias somente três pequenas incisões feitas no abdômen do paciente para a inserção das ferramentas cirúrgicas de vídeo.

Conforme a diretora do Hospital Getúlio Vargas, Denise Reis, o procedimento durou aproximadamente uma hora e meia. “Ele realmente apresenta inúmeras vantagens e uma melhor recuperação do paciente”. Neste caso, o paciente em questão recebeu alta 24 horas após a cirurgia.

 

 

Copyright© 2020 - Grupo o Diário