Conecte-se conosco

Destaques

IB Saúde enfrenta dificuldade financeira em Dois Irmãos

05/04/2019 - 10h44min

Atualizada em 05/04/2019 - 15h18min

Dois Irmãos – À frente da administração do Hospital São José desde a segunda quinzena de novembro do ano passado, o IB Saúde está enfrentando recente dificuldade financeira. Há uma dívida de cerca de R$ 20 mil com médicos ligados aos atendimentos eletivos. No entanto, o consultor Pablo Alves garante que a mesma deve ser quitada em breve com recursos do Governo do Estado. Já há um recurso de R$ 140 mil depositado na conta do Fundo Municipal de Saúde, que será revertido para a conta do IB Saúde. “Este valor é referente ao contrato do mês de janeiro. Este será o primeiro recurso que vamos receber do Estado. Até agora, estávamos administrando as despesas com o valor repassado apenas pelo município. Este dinheiro não está vindo diretamente para a conta do IB Saúde porque estamos na administração do hospital em um contrato de emergência”, explicou Pablo. Ainda não há previsão sobre a vinda dos recursos referentes aos meses de fevereiro e março. “Sobre novembro e dezembro, não sabemos ainda como ficará. O governo já demonstrou a resposta positiva para colocar em dia os primeiros meses do ano. Somente com o repasse do município é difícil conseguir manter todos os atendimentos e serviços, apesar de todas as economias que fizemos. Agora, neste período mais difícil, tivemos que elencar prioridades e onde conseguimos fazer reduções foram nos atendimentos eletivos. Mas, quero tranquilizar a comunidade que quando o atendimento é de mais urgência, o encaminhamento é feito”.

POR DENTRO – O Conselho de Saúde, que se reúne semanalmente, está ciente da situação. O presidente Adão Derci de Oliveira diz que o próprio IB Saúde informou da dificuldade em relação aos pagamentos referentes à parte eletiva nas reuniões do conselho. “Ficamos receosos que há essa dificuldade de quitar os pagamentos e manter os atendimentos. Ouvimos tudo que o instituto explicou e estamos acompanhando de perto as tratativas e repasse do Estado”, disse o presidente.

“Não estou sabendo”

 A redação entrou em contato com a prefeita Tânia da Silva na manhã de ontem. Por telefone, ao ser questionada se estava a par das dificuldades de pagamentos e dos valores em atraso, a chefe do Executivo disse que não estava sabendo. Tânia ficou de se informar e retornar contato, mas não o fez até o fechamento da reportagem.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.