Destaques

Idoso perde tudo durante incêndio em Santa Maria do Herval

11/02/2022 - 14h56min

Atualizada em 13/02/2022 - 10h23min

Rudi perdeu a casa que constriu por três anos e na qual morava há apenas cinco meses. Ficou só com a roupa do corpo (FOTO: Cleiton Zimer)

Por Cleiton Zimer

Santa Maria do Herval – Em poucos minutos um incêndio destruiu a casa de Rudi Schulz, 73 anos, na localidade de Alto Padre Eterno na divisa com Serra Grande. O incidente aconteceu na tarde de quinta-feira, 10, por volta das 16h. Em questão de meia hora o agricultor aposentado perdeu tudo o que tinha na residência, inclusive seus documentos e dinheiro, restando somente com a roupa do corpo.

Abatido com tudo o que aconteceu, Rudi ainda se mostrava esperançoso e grato por, apesar de tudo, ninguém ter se machucado. “A vida é o mais importante. O restante, reconstruimos, se conseguirmos”.

Rudi perdeu todos os seus bens aos 73 anos, ficando só com a roupa que vestia (FOTO: Cleiton Zimer)

O sonho da casa nova desmoronou

Ele morava na casa há cerca de cinco meses. Era nova, de madeira. Trabalhou nela durante três anos até que ficasse pronta; ainda faltam dois para terminar de pagar todo o investimento.

Dentro, a maioria das coisas eram novas, como dois freezers e uma geladeira – onde guardava os produtos e carnes da sua produção. Tinha máquina de lavar roupa, cama, box do banheiro, ferramentas e tudo mais. “As únicas coisas usadas eram o armário e a mesa da cozinha”, explicou.

Dentre as cinzas e a madeira queimada, havia feijão espalhado, garrafas de leite e até pedaços de carne – tudo fruto do seu trabalho, que era para consumo próprio e também venda.

Morava sozinho

Rudi morava sozinho, próximo aos filhos. Ele havia se mudado da casa antiga que fica ao lado da incendiada; ela também foi atingida, porém, as chamas não se alastraram. Uma caixa de água que estava em cima chegou a derreter com o calor.

Viu o fogo de longe, mas quando chegou era tarde

Rudi estava na vizinhança naquela hora quando viu o fogo dentro da sua casa, na parte da cozinha. Correu para o local na tentativa de salvar algo, mas, quando se aproximou, nada mais podia ser feito. “Eu até tentei abrir a porta, queria pegar os documentos, mas deu um estouro e voei para trás”, contou.

As labaredas tomaram conta em minutos, se alastraram para as árvores de bambu ao lado, ficando com cada vez mais força. Desesperado, Rudi e as pessoas próximas tentaram tirar o carro da garagem que fica nos fundos; como a chave estava dentro de casa não conseguiram pois a direção travou. “Aí coloquei uma lona grossa por cima, por sorte, o carro não explodiu”. No desespero tentaram quebrar a parede da garagem, mas era muito resistente.

Só parte da estrutura do banheiro, que era de tijolos, ficou em pé (FOTO: Cleiton Zimer)

Rudi ainda liberou os porcos do chiqueiro que fica perto dos bambus. Temia que o fogo os atingisse. Depois, com a casa já destruída, começaram a apagar o fogo do bambuzal para que não fosse adiante. O Corpo de Bombeiros de Gramado foi acionado e já estava em uma ocorrência, quando chegaram tudo estava destruído.

Como ajudar Rudi a recomeçar

Neste momento Rudi está morando com os filhos e estavam arrumando a casa antiga até tudo se resolver. Porém, a residência é muito precária (mais de 70 anos), de tal forma que há risco de cair, inclusive.

Muita ajuda já veio nos últimos dias, mas, ainda falta muita coisa. Desta forma toda e qualquer doação é bem-vinda, desde móveis, eletrodomésticos e roupas. A ajuda financeira, de qualquer valor, também será crucial para que Rudi e a família possam se reerguer aos poucos.

Chamas destruíram tudo em minutos (FOTO: Cleiton Zimer)

Para saber melhor de que forma doar, evitando que venham coisas de mais de um item e faltem outros, pode-se contatar o filho Eder Evandro Schulz através do 054 99708-0892, e pedir o que está faltando. Quem puder cooperar com qualquer valor pode transferir via PIX: 00189187000 (Eder Evandro Schulz).

É muito triste ver que tudo o que construímos se perdeu em minutos. Mas, meu pai está vivo, e isso é o mais importante. Vamos reconstruir novamente”, afirmou Eder. As causas do incêndio são desconhecidas.

Freezers onde guardava carne, feijão e outros produtos – para consumo próprio e venda – ficaram destruídos (FOTO: Cleiton Zimer)

 

 

Sair da versão mobile