Destaques
Igreja é vandalizada e Árvore de Natal destruída em Santa Maria do Herval
Por Cleiton Zimer
Santa Maria do Herval – Quem viu a cena não acreditou. A Igreja Católica da Comunidade Santíssima Trindade, da localidade de Padre Eterno Baixo, foi alvo de ação criminosa nesta semana. A Árvore de Natal preparada com muito carinho por voluntários para celebrar o nascimento de Cristo foi destruída.
A barbárie foi vista na tarde desta terça-feira, 21, quando um integrante da comunidade já com informações de que algo estava errado foi na Igreja e, ao entrar, constatou a árvore sobre o chão. Ela não caiu por si só, pois as peças do presépio foram removidas para outro extremo do templo, de forma a não serem quebradas – supõe-se, ao menos.
Uma corda que segurava a árvore foi rompida. Da forma como a cena do crime foi encontrada pôde notar-se que a árvore foi “puxada”.
No local foram deixadas peças semelhantes a ovos de páscoa, coloridos, que não são da Igreja e não estavam lá anteriormente, de acordo com os fiéis. A água que estava na lata que segurava a árvore escorreu por entre os bancos, até no meio do corredor.
A comunidade já têm suspeitas de quem possa ter cometido o ato, mas no local não há câmeras que possam comprovar e, por este motivo, informações sobre isso não podem ser divulgadas e serão apuradas pela polícia. Dos que foram ao local no início da noite desta terça-feira, ninguém tinha ideia de possível motivação.
Muitos dos integrantes que ajudaram a montar a árvore na manhã do último sábado foram rapidamente na Igreja ao saberem do ocorrido, inclusive alguns em lágrimas, sem acreditar, sem entender. A árvore será remontada, talvez não do mesmo jeito, mas a força da comunidade prevalecerá e o Natal será celebrado.
Árvore estava desta maneira, com o presépio na parte de baixo (FOTO: divulgação)
Nenhum item foi subtraído. O único alvo do vandalismo foi a árvore e não há sinais de arrombamento. A Brigada Militar do município já esteve no local e, nesta quarta-feira, 22, uma ocorrência será registrada na Delegacia de Polícia Civil de Santa Maria do Herval que deverá investigar o caso.
BM foi ao local ao ser acionada pela comunidade (FOTO: Cleiton Zimer)
Pela maneira que a árvore está deitada, entende-se que ela foi “puxada”. (FOTO: Cleiton Zimer)
Itens semelhantes a ovos de páscoa foram encontrados no local. (FOTO: Cleiton Zimer)
Corda que segurava a árvore foi rompida. (FOTO: Cleiton Zimer)
Presépio que estava embaixo da árvore foi encontrado desta forma, no outro lado do templo, intacto. (FOTO: Cleiton Zimer)
Água escorreu entre os bancos (FOTO: Cleiton Zimer)