Geral
IMIGRAÇÃO ALEMÃ: Palestrantes alemães participam do Congresso do Bicentenário
Eles também aproveitaram para conhecer a região da Rota Romântica
GIAN WAGNER BAUM
Região – Os últimos dias foram de grande intercâmbio cultural com a presença da Doutora Uta Karrer, antropóloga cultural e diretora de museu, do Klaus Lauck, Presidente honorário dos Amigos Brasil-Alemanha de Saarland-Rio Grande Sul, e do Presidente da Romantische Strasse, Jürgen Wunschenmeyer, na região. Os alemães vieram ao Brasil para participarem, principalmente, do Congresso do Bicentenário sob o tema “São Leopoldo: onde o passado, presente e futuro se encontram – 1824 – 2024”, promovido pela Prefeitura e a Faculdades EST. Durante a permanência aqui, aproveitaram para visitar diversos atrativos turísticos e Prefeitos da Rota Romântica.
No congresso, Uta explanou sobre as estratégias para a preservação e transmissão do patrimônio e legado cultural do Museu da Francônia, em Feuchtwangen, cidade da Romantische Strasse. Enquanto Lauck falou das possibilidades de intercâmbios de ideias, cultura e negócios entre as duas nações. Além disso, trouxe acontecimentos e pessoas que unem os dois países, como, por exemplo, o Cardeal Odilo Scherer, descendente de alemães da região de Saarland, e o jogador de futebol Alisson Becker, que nasceu em Novo Hamburgo e a família tem origem na região do Hunsrück. Uta esteve pela primeira vez no Brasil e ficou encantada com a preservação da cultura alemã, bem como a fauna e flora da região. “Estou impressionada com a preocupação que ainda se tem em preservar a cultura dos imigrantes”, disse ela.
FUTURAS PARCERIAS – Wunschenmeyer reuniu-se com vários prefeitos da região para estabelecer diálogos em prol de futuras parcerias entre as cidades das duas regiões. O presidente da Rota Romântica alemã conhece praticamente todas as cidades da região e recebeu pedidos de possíveis irmandades dos prefeitos visitados. “Para nós é sempre muito importante estabelecermos e fortalecermos os laços entre as regiões. Em agosto estaremos indo com uma comitiva daqui para a Alemanha, dando oportunidade para novas relações”, destaca a presidente da Associação Rota Romântica, Terezinha Marina Kuhn Haas.