Conecte-se conosco

Geral

Incêndio na Gráfica Estanciense completa um mês

15/11/2019 - 13h02min

Estância Velha – Esta semana completou um mês do incêndio que destruiu a Gráfica Estanciense, bem no centro de Estância Velha. Aquele domingo, 13 de outubro, amanheceu cinza. Logo cedo, por volta de 6h da manhã, a cidade foi acordada com a fumaça densa e a sirene do Corpo de Bombeiros. Era o prédio da Gráfica Estanciense, que ficava na avenida Presidente Vargas, esquina com a rua São Pedro, bem no coração da cidade. O incêndio de grandes proporções, destruiu todo o prédio, colocando em risco a Padaria Arte & Sabor, que fica colada no prédio da gráfica. A ação rápida dos Bombeiros, evitou que a tragédia fosse maior e atingisse também o prédio da padaria.  A possibilidade mais provável da causa do início do incêndio que consumiu o prédio da Gráfica, é de curto circuito na rede elétrica. Porém, esta informação só será confirmada, nos próximos dias com o resultado do laudo do IGP, que realizou a perícia no local, logo após o sinistro. A área de 224,59m² foi totalmente destruída pelas chamas.

PROPRIETÁRIO DIZ QUE VAI RECONSTRUIR

A área continua interditada pelo Corpo de Bombeiros. O proprietário do prédio Isidoro Anton, providenciou o isolamento da área, e está realizando todos os procedimentos burocráticos necessários para iniciar a reconstrução do prédio. Isidoro, diz que ainda não recebeu o laudo, porém, também acredita na hipótese mais provável de curto da rede elétrica, como causa do incêndio. “Era um prédio antigo com cerca de 70 anos, mas, nós sempre achamos que conosco não vai acontecer, por isso, nem tínhamos seguro do prédio”, lamenta Isidoro. Ele afirma que o prédio será reconstruído, porém, afirma não ter pressa. “Estamos fazendo tudo com calma, é muita coisa para decidir, antes de reconstruir o prédio”, finaliza Isidoro. Existe ainda muito entulho no local, que deve ser removido nos próximos dias, bem como colocado tapumes em volta do prédio. Na tarde de ontem, a comandante Deise e o sargento Adair do Corpo de Bombeiros estiveram no local, para avaliar as condições da estrutura de algumas paredes que ainda existem no local. “Vamos solicitarão proprietário, um laudo estrutural destas paredes e fundações. Depois de apresentar avaliar um novo projeto, nós liberamos para o início da obra de reconstrução”, explica a comandante Deise. Regis Anton, um dos proprietários da gráfica, e filho do fundador Isidoro Anton, está trabalhando no local, separando entulhos. “Cresci aqui dentro, foram 30 anos trabalhando aqui, esta é uma forma de aliviar um pouco a tristeza de perder tudo desta forma”, comenta, com a voz trêmula.

BOMBEIROS PREVINEM

A tenente Deise de Oliveira Tecca, comandante do Corpo de Bombeiros de Estância Velha, alerta para a importância do PPCI – Plano de Prevenção contra Incêndio. Conforme a comandante, a empresa é a principal interessada em ter o alvará dos bombeiros em dia. “Atender as exigências dos Planos de Prevenção Contra Incêndio, pode salvar vidas e o seu patrimônio”, comenta a comandante Deise.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.