Geral
Início da semana traz alerta para a agricultura gaúcha com risco de estiagem
Segundo a Metsul Meteorologia, após um período de chuvas intensas em novembro e dezembro, o estado enfrenta agora uma redução significativa das precipitações, com janeiro caminhando para terminar abaixo da média histórica mensal.
O cenário é preocupante, com previsão de intenso calor e chuvas irregulares para os próximos dias. Temperaturas acima de 35ºC e máximas próximas a 40ºC devem aumentar a evapotranspiração no solo, acelerando a perda de umidade e elevando o risco de estiagem.
A falta de chuva e o calor intenso devem comprometer o desenvolvimento da vegetação, especialmente em solos rasos ou mal estruturados. A previsão é de chuva irregular e mal distribuída, com volumes baixos em grande parte do estado.
Os modelos climáticos indicam que a semana será marcada por tempo seco, com chuvas isoladas e passageiras em alguns pontos. A situação exige atenção dos produtores rurais e autoridades, pois o déficit hídrico pode impactar negativamente a safra de verão.
Na região, a previsão para a semana é de 34ºC de máxima para esta segunda-feira, mínima de 19ºC e máxima de 35ºC para terça e quarta-feira. Existe a possibilidade de chuva fraca na quinta e na sexta-feira, com mínima de 18ºC e máximas em torno de 30ºC.
