Geral
Inscrições abertas para o Serviço Família Acolhedora de Nova Petrópolis
Interessados no acolhimento temporário de crianças e adolescentes devem procurar o Creas
Nova Petrópolis | Gian Wagner – [email protected]
As famílias de Nova Petrópolis que tiverem interesse em realizar o acolhimento temporário de crianças e adolescentes já podem se inscrever no Serviço Família Acolhedora. As inscrições ocorrem no recém-inaugurado Centro de Referência Especializado em Assistência Social – Creas. O Família Acolhedora é o mais novo serviço da área de Assistência Social de Nova Petrópolis e foi lançado em um evento na tarde da segunda-feira, 29, no Plenarinho. Na ocasião também foi apresentado o modo de funcionamento do novo serviço.
O Serviço de Acolhimento Família Acolhedora compõe a Política Nacional de Assistência Social, tipificado na modalidade das “proteções especiais de alta complexidade”. De acordo com a assistente social Jéssica Teles e a psicóloga Vanessa Acosta, responsáveis pela implantação do serviço em Nova Petrópolis, trata-se de uma medida protetiva, excepcional e provisória, voltada a crianças e adolescentes que precisam ser afastados temporariamente da família de origem. “Em vez de ir para um abrigo institucional, essa criança ou adolescente é acolhido por uma família previamente preparada. Diferente de um abrigo, nessa casa será possível oferecer um cuidado individualizado, com ambiente familiar e mantendo vínculos com a comunidade”, explica a assistente social Jéssica Teles.
DIRECIONAMENTO EM CASO DE DEMANDA – Após as inscrições, as famílias interessadas serão submetidas a uma análise de perfil, por meio do qual ocorrerá o direcionamento em caso de demanda por acolhimento. Avaliado o perfil e as possibilidades de participação, a família é submetida a um período de preparação, no qual ficará apta a praticar o acolhimento em casos de necessidade.
Famílias de diferentes perfis e características podem se inscrever para o Serviço de Família Acolhedora. Um dos principais impeditivos é estar na lista de espera por adoção. “São situações que precisam ser tratadas separadamente, pois o acolhimento é temporário, e a adoção se pretende que seja definitiva”, acrescenta Jéssica.
Conforme a psicóloga Vanessa Acosta, durante o período de acolhimento, a equipe de acompanhamento atua em três frentes de trabalho, sempre visando o retorno à família de origem. “É feito um trabalho de acompanhamento com cada uma das famílias e também com a criança ou adolescente, que é a parte central de todo esse processo”, afirma.
Onde se inscrever
Os interessados em participar do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora podem procurar o Creas, que fica na Rua Antonio Maria Feix, 428, no bairro Logradouro. O contato pode ser feito pelos telefones (54) 3281-8414 e (54) 3281-8493 ou pelo e-mail [email protected].