Geral
Inusitado: em Dois Irmãos, venda de enxadas continua em alta
Dois Irmãos – Na agropecuária do Sindicato dos Agricultores em Dois Irmãos, a venda de enxadas continua em alta. Segundo Pedro Joãozinho Becker, em 30 dias é preciso repor o estoque pois 30 enxadas são vendidas. O estabelecimento conta com dois fornecedores da ferramenta.
Para o agricultor João Ismael Henrich a enxada é a companheira do dia a dia para ele e sua esposa Sirlei. Eles são produtores rurais da Picada Verão, em Dois Irmãos, e usam a enxada para capinar na plantação do aipim, onde a única opção é usar a enxada. “O aipim é uma planta muito sensível, não pode usar nada de veneno e não dá para passar arado, então, só enxada mesmo. E ainda com muito cuidado”, explica, ressaltando que na lavoura de aipim já é a terceira vez que estava capinando nos últimos meses: “O ‘mato’ cresce muito rápido e só a enxada mesmo”.
João Ismael diz que não tem outra forma de ‘limpar’ a lavoura de aipim, somente através da enxada
LIDA DA TERRA
O casal de agricultores Elton Luis Emgster, de 48 anos, e Senilda Nair Linn, de 47 anos, também usam sempre a enxada. Eles são moradores do bairro Industrial e consideram a lida na terra recompensadora. A enxada, é sua principal ferramenta para cuidar da lavoura.