Geral
Inverno começou oficialmente nesta terça-feira, prometendo ser mais frio e menos chuvoso

Região – Embora as baixas temperaturas e as geadas já tenham se tornado recorrentes há mais de um mês, elas deverão se tornar cada vez mais habituais nos próximos meses. Reserve o caso, tire aquele cobertor mais pesado do armário, porque o inverno inicia oficialmente as 6h13 desta terça-feira e promete ser mais frio e menos chuvoso do que tem sido nos últimos anos.
Em prognóstico divulgado neste início de semana, a MetSul Meteorologia projeta que, apesar das previsões de mais frio do que vem sendo registrado nos últimos invernos, a tendência é de que os episódios de frio mais intensos não sejam constantes, ou quase permanente, apesar da probabilidade de períodos de baixas temperaturas permanecerem por vários dias.
Neve e geada
Por ser um fenômeno que só pode ser previsto em curto prazo, de dias ou horas de antecedência, é difícil apontar a possibilidade de neve. Entretanto, de acordo com a MetSul, em anos passados que tiveram características similares às previstas para 2022, houve maior propensão para eventos de neve, principalmente na segunda metade de julho e em agosto.
Já a geada ocorrerá durante vários dias neste inverno, principalmente neste mês de junho, que está registrando temperaturas abaixo da média e que é forte candidato a ser o mais frio deste inverno. A geada ocorrerá mesmo com incursões de ar frio mais fracas e será mais ampla na presença de massas de ar polar de maior intensidade, especialmente em junho e julho.
Semana chuvosa
A semana que marca o início da estação será de predomínio de chuva e de muita umidade. A instabilidade deve chegar já nesta terça-feira e perdurar até o final da semana. Apesar das previsões indicarem mínimas mais elevadas em relação aos últimos dias, as máximas não serão altas e os próximos dias tendem a ser amenos, ficando entre os 10ºC e os 20ºC.
Precipitação
As fortes e chuvas que caíram sobre a região entre quinta e sexta-feira da semana passada deixaram marcas significativas. Nos dois dias, foram registrados 68 mm no Centro de Ivoti, no pluviômetro instalado junto ao Diário.
Com a atualização dos números da semana passada, até o momento, já foram exatos 130 mm no mês de junho. A expectativa é de que, com as chuvas previstas para os próximos dias, este seja o quarto mês com mais de 200 mm de chuvas em 2022.