Geral
Ivoti 100 desenvolve projeto para elevar o conceito de Cidade das Flores
Por Geison Machado Concencia
Ivoti – Para manter viva a tradição de Cidade das Flores, foi criado na noite de quarta-feira, durante a 1ª reunião da Agência de Desenvolvimento Integral para Ivoti (ADIPI) – ligado ao Ivoti 100 –, uma comissão que ficará responsável em desenvolver estratégias que possam garantir que esse legado sobreviva por muitas gerações. A reunião ocorreu na Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL Estância Velha – Ivoti.
A coordenadora desse novo projeto será a ex-prefeita Maria De Lourdes Bauermann, juntamente, com o padrinho do projeto, o empresário e vereador Satoshi Suzuki. Ambos, trabalharão para que a ideia força “Ivoti Cidade das Flores” seja implantada e incentivada dentro da comunidade.
Uma das sugestões do grupo, articulado dentro dos próprios membros da ADIPI, prevê a integração com os bairros, para que eles possam participar ativamente desse processo de escolha das flores mais representativas dentro de sua comunidade. Segundo o presidente da ADIPI, Luís Donato Dilly, uma das sugestões propostas foi a criação de uma flor símbolo para cada bairro. Para tanto, pensa-se em coordenações com membros de cada localidade. Além de uma flor representativa para bairro, estima-se uma flor, que possa ser escolhida junto com a comunidade, como símbolo de Ivoti. “A ideia é que cada bairro escolha uma flor símbolo. E a outra possibilidade, levantada pelo Satoshi, é um monumento para a cidade, para que todos os turistas e visitantes possam ver que Ivoti tem uma identidade. E a partir disso, buscar fundos para sua instalação”, disse Donato.
Segundo Donato, todos os projetos desenvolvidos pelo Ivoti 100 partem do princípio de trazer a comunidade como protagonista das decisões coletivas e comunitárias. A ideia força de Cidade das Flores parte do mesmo pressuposto, de buscar a opinião de todos, a fim de preservar o legado e aprimorá-lo, para que as futuras gerações possam usufruir de uma maneira mais sustentável e organizada.
Próximos projetos
Os encontros da ADIPI ocorrerão mensalmente e devem, a cada encontro, trazer mais sugestões de melhoria para Ivoti. A ideia de Cidade das Flores é uma das muitas que o grupo se propõe a incentivar e sugerir transformações. “Vamos criar um coordenador para cada ideia força, depois buscar um padrinho para elas, por fim, chamar pessoas que se identifiquem com o tema para liderar esse movimento”, explicou Donato.
140 projetos pensados para o desenvolvimento de Ivoti
Além da Cidade das Flores, o projeto Ivoti 100 conta com mais conceitos preliminares para guiar o grupo para os próximos anos: Cidade das Águas, Cidade da Felicidade, Cidade Humanitária, Cidade Microrregional, Cidade Patrimônio, Cidade do Saber e Cidade dos Esportes. Cada uma delas, é composta por estratégias visando o desenvolvimento. Dentro desses oito pontos chaves, há ramificações que somam 50 programas e mais 140 projetos, voltados para contribuir para uma Ivoti cada vez melhor e pensado para todos, com a ampla participação de seus moradores.
“Tudo isso para quando completarmos 100 anos, podermos olhar para trás e ver que Ivoti foi uma cidade planejada, e que no futuro, seja um município organizado, limpo, seguro e com investimentos feitos de acordo com o plano diretor”, comentou Donato.