Conecte-se conosco

Destaques

Ivoti de olho no Meio Ambiente

04/06/2019 - 09h50min

Atualizada em 05/06/2019 - 09h42min

Ivoti – Buscar ter o cuidado com o espaço em que vivemos e também com a saúde. Esse foi o discurso da abertura da 15ª Semana do Meio Ambiente no município, que aconteceu na tarde de ontem, dia 3, no Instituto Ivoti. Com a presença de representantes da Prefeitura, da Emater, do Instituto e da comunidade, o encontro que marcou o início das atividades foi feito no Herbário da Instituição. “Todos os anos a Semana do Meio Ambiente tem o foco na educação ambiental, que é algo que deve ser contínuo. Justamente por isso, este ano queremos reforçar nas pessoas alguns tipos de hábitos. O hábito, por exemplo, de se alimentar bem, de procurar situações saudáveis, de separar o lixo e ter atenção com os resíduos”, comenta o secretário do Meio Ambiente, Renato Veiga Júnior.

Além de oficinas, que são gratuitas com inscrição prévia, teatro, concurso fotográfico, concurso escolar de desenho, caminhada ecológica, e troca de eletrônicos por mudas também estão previstos na programação que segue até o dia 9 deste mês. “Também temos várias atividades voltadas para a preservação ambiental, como o Projeto Escambo, que ocorre na quarta-feira, 5, onde aceitamos eletroeletrônicos na troca de plantas e mudinhas para as pessoas levarem para casa”, lembra Veiga.

O evento é promovido pela Secretaria de Saneamento e Meio Ambiente, com apoio do Conselho Municipal do Meio Ambiente e das secretarias municipais de Desenvolvimento e de Educação e Cultura, além da Apae, Emater e do Instituto Ivoti. A programação completa pode ser conferida no site da Prefeitura.

As plantas como aliadas

Logo após a abertura da Semana do Meio Ambiente, a comunidade pôde aproveitar a oficina “Reconhecimento de plantas medicinais, aromáticas, condimentares e óleo de massagem terapêutico”. Com um bate papo entre os participantes, envolvendo teoria e prática, o encontro teve o objetivo de mostrar os diversos tipos de plantas medicinais disponíveis, suas propriedades e as formas com que podem ser usadas para o bem-estar. “São plantas reconhecidas com efeitos relaxantes e que podem ser encontradas na nossa região. Aqui abordamos a identificação, o uso e propagação delas”, explica um dos ministrantes da oficina, Rodrigo Sasso Rodrigues.

Moradora de Novo Hamburgo, Jaqueline Staudt fez questão de participar da oficina. A professora aposentada de 51 anos destaca que a qualidade do encontro foi um dos motivos para vir até a cidade. “Segundo ano que participo das atividades em Ivoti. Sou voluntária em trabalhos sociais e acredito que o encontro de hoje vai vir agregar em muito nas ações em saúde com as pessoas. Até agora está sendo muito interessante e rico em conhecimento”, conta.

Primeira oficina ensinou aos participantes sobre reconhecimento de plantas (Foto: Rafael Petry)

Concurso fotográfico

Já na manhã de ontem, foi divulgado o resultado do III Concurso de Fotografia Ambiental. elaborado pela Secretaria de Saneamento e Meio Ambiente. Os trabalhos ficarão expostos na Biblioteca Pública durante a semana. Priscila Andressa Schmedecker ficou em primeiro lugar com a foto Figueira e vai levar para casa uma Câmera de Ação. Eunice Rosane dos Santos ficou em segundo, com a foto Jerivá no Horizonte, e Gilberto Romeu Winter ficou em terceiro, com a foto Rogai por Nós.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.