Geral
Ivoti é eleita a terceira cidade do Brasil com a melhor governança, eficiência fiscal e transparência
Brasília – Ivoti é a terceira cidade do Brasil com a melhor Governança, Eficiência Fiscal e Transparência. O município recebeu o título na noite da última quarta-feira (30), em Brasília, durante o Prêmio Band Cidades Excelentes 2022. O prefeito Martin Kalkmann participou do evento, realizado no Centro Cultural Banco do Brasil. Realizada pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, a iniciativa tem a parceria do Instituto Aquila.
Depois de vencer a premiação estadual em 8 de novembro, Ivoti alcançou a marca histórica em nível nacional. “É um prêmio de toda a comunidade e de todos os servidores. Foi uma conquista muito importante, pois alcançamos o 3º lugar concorrendo com milhares de cidades e ainda mais por se tratar do quesito Governança, Eficiência Fiscal e Transparência. Foi um grande resultado para o município de Ivoti, mas lembramos que o prêmio é de todos”, ressalta Martin.
Ao todo, os 5.570 municípios brasileiros estavam habilitados a participar da disputa. No pilar Governança e categoria para população de até 30 mil habitantes, a Cidade das Flores alcançou 84,99 pontos, contra 86,04 da segunda colocada, Palmitos – SC, e 86,60 da primeira, Paraíso do Norte – PR.
Saiba mais sobre o Prêmio
A iniciativa busca incentivar, reconhecer e valorizar boas práticas de gestão, com o objetivo de transformar a realidade das cidades e melhorar os serviços prestados aos cidadãos. A premiação teve apresentação dos jornalistas Eduardo Oinegue e Lana Canepa, sendo transmitida ao vivo.
O instrumento empregado na avaliação é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e reúne informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do país, além de projetos enviados pelas próprias prefeituras através do site oficial do prêmio. A plataforma é estruturada com base em inteligência artificial, que consolida os resultados de 62 indicadores em uma única nota final.