Geral
Ivoti e região não registram ocorrências graves durante as festas de final de ano
Por Luis Soares
Ivoti- Apesar de o período de final de ano ser historicamente marcado pelo aumento de furtos a residências e crimes violentos em diversas regiões do país, Ivoti e os municípios atendidos pela Delegacia de Polícia local — Lindolfo Collor e Presidente Lucena — encerraram as festas natalinas e de Réveillon sem o registro de ocorrências graves.
De acordo com o delegado titular da DP de Ivoti, Fábio Motta Lopes, o período transcorreu dentro da normalidade. “Durante as festas de final de ano, foi tudo tranquilo, não houve nenhuma ocorrência de grande repercussão. Tivemos apenas registros pontuais, como ameaças, casos de estelionato e golpes aplicados à distância, mas nada mais grave”, afirmou.
Segundo o delegado, os baixos índices de criminalidade estão diretamente ligados ao perfil da população local. “As características da população de Ivoti e dos demais municípios da nossa área de abrangência contribuem bastante. É uma população ordeira. Quando eventualmente ocorre algum crime de maior destaque, como arrombamentos e furtos, geralmente são praticados por criminosos vindos de cidades maiores, como São Leopoldo e Novo Hamburgo”, explicou.
Trabalho integrado
Outro fator determinante, conforme destacou o delegado, é o trabalho integrado das forças de segurança pública. A atuação conjunta da Polícia Civil e da Brigada Militar, aliada ao cercamento eletrônico e ao sistema de videomonitoramento, tem sido fundamental para manter os indicadores de violência em níveis considerados baixos.
“Esse conjunto de ações mantém Ivoti e região em patamares de segurança diferentes dos municípios maiores da Região Metropolitana. O trabalho aqui na delegacia é intenso e seguirá dessa forma. Nosso objetivo é continuar mantendo baixos os índices de violência e, em 2026, dar sequência a esse trabalho, com investigações precisas e uma polícia cada vez mais confiável para a sociedade”, concluiu o delegado.
