Geral

Ivoti mantém a decisão de continuar com Autarquia

28/05/2019 - 14h39min

Ivoti – O município segue com a existência de uma Autarquia para cuidar das questões de água e saneamento. Essa foi a decisão definida no segundo encontro público realizado na tarde de ontem, dia 27, na Câmara de Vereadores. Estiveram presentes representantes do conselho e da direção da Água de Ivoti, do executivo e do legislativo da cidade. Agora, com esta escolha, a autarquia tem até 60 dias para apresentar novas sugestões de como deve ser o seu funcionamento administrativo.

Para o prefeito Martin Kalkmann, que esteve presente na reunião, o próximo passo é o processo de separação, uma vez que alguns itens burocráticos e administrativos, relacionados a Água de Ivoti, ainda são realizados pela prefeitura. “A principal questão agora é começar a desmembrar os pontos e as partes que o Município executa para a autarquia, para definitivamente realizar a separação. Sempre vão existir pontos de aproximação, mas acredito que, mesmo de forma gradativa, temos que separar isso”, comenta.

Já o diretor da Água de Ivoti, Adriano Graeff, explica que deve iniciar o processo de estudos de readequação. “Precisamos organizar o lado administrativo, que sim está um pouco deficiente, mas receberá atenção. Vamos iniciar realizando um estudo de reestruturação administrativa e também jurídica e trabalhar para colocar a independência da autarquia em prática.” Com relação ao prazo definido para apresentação das novas possibilidades de estruturas, Graeff também destaca. “Vamos contratar uma empresa para fazer este estudo, apresentar para debater com Conselho em um segundo momento com o Executivo e o Legislativo. Algo que deva ser ajustado a nossa realidade.”

Audiência Pública

No dia 13 de maio, um primeiro encontro foi realizado em audiência pública na Câmara de Vereadores. Na oportunidade, a Autarquia Água de Ivoti apresentou a palestra e debate Saneamento em Ivoti: desafios e modelo de gestão, com a participação de advogados e especialistas em assuntos relacionados aos serviços de saneamento. Foi definida, na data, que uma segunda reunião deveria ser realizada para então definir o modelo de gestão relacionado a água e o saneamento na cidade.

Neste segundo encontro, com a decisão tomada, a presidente do Legislativo, Marli Heinle Gehm, comentou que a Casa deve continuar acompanhando o caso. “Seguimos participando nas reuniões para procurar preservar também o interesse da comunidade”, destaca.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário