Geral
Ivoti terá Turno Integral para crianças do 1º ano do Ensino Fundamental
A partir do próximo ano as famílias de Ivoti, com filhos matriculados no 1º ano do Ensino Fundamental nas escolas do município, terão o benefício do Turno Integral. Além das 4 horas da rotina escolar, como ocorre atualmente, as crianças poderão participar de atividades no turno inverso ao da matrícula obrigatória.
Essa iniciativa partiu da Administração Municipal através da Secretaria de Educação (SEMEC). As famílias foram convidadas a participar de reuniões online realizadas pelas Escolas de Educação Infantil, com a presença dos gestores e da equipe da SEMEC, para as turmas de Pré B nos dias 04, 05 e 06 de novembro no turno da noite, com apresentação da proposta e tira dúvidas. Também foram comunicadas pelas escolas no ato da matrícula para 2026.
A carga horária desta nova configuração escolar é de 35 horas e todas as crianças matriculadas nas escolas da rede urbana, nas turmas do 1º Ano em 2026, podem participar. Caso alguma família não tenha interesse em manter o estudante no turno integral, pode assinar o Termo de Não Adesão no início do ano letivo.
“Num primeiro momento buscamos propor um ambiente que estimule o desenvolvimento pleno das crianças. Uma criança com a alfabetização consolidada terá maior sucesso na trajetória escolar. Ao promovermos ambientes que estimulem o desenvolvimento de habilidades como consciência ambiental e sustentável, uso saudável das ferramentas digitais, habilidades artísticas e de expressão corporal, desenvolveremos sujeitos autônomos e com habilidades socioemocionais”, afirmou a secretária de Educação, Marisa Inês Lauermann Hartmann.
A secretária destacou que o município já atende crianças no turno integral da Educação Infantil, e, desde 2024, por adesão ao Programa Educação Integral em Tempo Integral (Lei 14640/23), realiza um projeto piloto com os 5ºs Anos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) Engenheiro Ildo Meneghetti e Aroni Aloísio Mossmann. “Em 2025 para os interessados do 6º ano ofertamos a matrícula de tempo integral destas mesmas escolas, nesta mesma organização escola/PLUG. Para 2026, em avaliação conjunta com os setores envolvidos, mudamos o público-alvo para os estudantes do 1º ano, e ampliamos a oferta para todas as escolas de ensino Fundamental da zona urbana”, disse.
Ivoti integra a política de Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e a Política Estadual Alfabetiza Tchê, que estabelecem a meta de alfabetização consolidada até o final do 2º ano do Ensino Fundamental. Com um olhar estratégico para a Reforma Tributária e para a futura distribuição do novo imposto, Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que substituirá o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) a partir de 2027, a educação passa a exercer um papel ainda mais relevante na distribuição de recursos para o município. “Ações estratégicas tornam-se indispensáveis para aprimorar ainda mais a qualidade da educação em nossa rede, especialmente na etapa da alfabetização”, avaliou Marisa.
Impacto financeiro
Ao longo de 2025 foram pensadas estratégias para essa implementação do turno integral e, segundo Marisa, em função disso o impacto financeiro será mínimo. “Ao longo de 2025, tivemos professores alfabetizadores com carga horária de 4h a 6h atuando junto ao professor alfabetizador referência da turma durante o horário de aula. Para 2026, este professor será redirecionado para atuar no turno inverso. Já no PLUG usaremos a estrutura já existente com aproveitamento dos profissionais do edital que ocorre todo ano”, explicou. O Transporte Escolar também teve ampliação de rotas e de veículos, o que deve ser mantido para 2026.
“A estratégia de universalização do tempo integral para a etapa da educação infantil proporcionou uma reestruturação organizada ao longo de 2025 nas unidades de ensino Fundamental que possibilitou esta iniciativa tão importante para 2026”, afirmou a secretaria.
Nova rotina escolar
A rotina escolar da matrícula obrigatória será mantida dentro das 4h na escola no turno de
matrícula da criança conforme organização de cada escola, já as atividades de oferta de Tempo Integral ocorrerão no turno inverso ao da matrícula obrigatória.
Segundas e sextas-feiras
Horário: Turno da manhã das 7h30 às 11h e turno da tarde das 13h30 às 17h
Local: Programa Lazer Unindo Gerações (PLUG)
Com opções de atividades com bola, ballet, biscuit, capoeira, cultura digital, dança contemporânea, dança criativa, futsal, jogos pedagógicos, hora do conto, recreação, teatro, trabalhos manuais e taekwondo.
Terças e quintas-feiras
Horário: conforme funcionamento da escola
Local: Escola em que a criança estiver matriculada
Serão ofertadas atividades voltadas ao enriquecimento dos processos de alfabetização para a linguagem e matemática, sustentabilidade e meio ambiente – este em parceria com o Centro de Educação Ambiental do Município de Ivoti (CEAMI), e lógica e pensamento computacional.
Nos dias de PLUG o estudante fica responsável por levar seu lanche, já nos dias em que estiver na escola a criança recebe o lanche do dia.

