Geral
Ivoti100: entregue o relatório final que projeta o futuro do município
Ivoti – O relatório final do projeto Ivoti100 foi apresentado em evento para convidados na noite da última segunda-feira, dia 27. O documento é o resultado de meses de trabalho e debates com a comunidade, visando definir estratégias para o desenvolvimento do município em um horizonte de 40 anos, em concordância com o centenário de Ivoti, em 2064.
O encontro mobilizou cerca de 100 parceiros, autoridades, doadores, representantes de empresas e participantes das oficinas, entre outros, no auditório do Instituto Ivoti. O grupo conferiu, em primeira mão, o resultado do levantamento realizado na cidade.
Durante a noite, também foi feita a prestação de contas, retomada dos pontos norteadores do projeto e cronograma de execução das ações. De forma simbólica, o relatório foi entregue para a vereadora Marli Heinle Gehm, vice-presidente da Câmara, representando o Legislativo.
Além disso, foram apresentadas as principais provocações de intervenções que podem ser realizadas no município. São propostas criativas de obras, pontos turísticos e melhorias que podem ser concretizadas pela iniciativa privada, poder público ou de forma mista.
Sustentabilidade
Um dos principais objetivos é promover o desenvolvimento sustentável de Ivoti, expresso nas principais premissas. Com o lançamento do Ivoti100, o município terá, a partir de agora, um instrumento de políticas públicas, com aproximadamente 160 projetos formulados.
De acordo com o relatório, trata-se de um valor indiscutível que deverá ser atualizado com o passar do tempo, pois é uma matriz – ou um caminho de condutas -, em vez de um plano encerrado. Esta diretriz contém uma modalidade de gestão, por meio de uma Oscip-ONG, coordenada por um conselho de administração público-privado, que será instrumento para a aplicação da mesma.
Ideias-forças
Foram definidas 8 ideias-forças construídas durante o processo participativo. Para que elas sejam realizadas, foram estabelecidas 25 diretrizes estratégicas, quase 50 programas e cerca de 160 projetos enunciados.
As 8 ideias-forças são: Cidade das Águas, Cidade da Felicidade, Cidade Humanitária, Cidade Microrregional, Cidade Patrimônio, Cidade do Saber, Cidade das Flores e Cidade dos Esportes. Cada uma delas lista é composta por estratégias visando o desenvolvimento.
Audiências públicas
A partir da semana que vem, acontecem as audiências públicas, com datas e informações que ainda serão divulgadas. Após estes encontros, o documento irá para a Câmara de Vereadores e será submetido à votação. Sendo aprovado, virará lei municipal.
O evento
Mediado por Saul Scheid, integrante do Ivoti100, a apresentação do relatório final reuniu diversas autoridades e pessoas influentes do município. A programação contou com coquetel de recepção, apresentação musical da Ascarte – do Instituto Ivoti -, vídeo e falas dos principais envolvidos, incluindo a empresa SG Urbanismo Inteligente, responsável pela consultoria prestada ao projeto.
Relatório
Com mais de mil páginas, o relatório final se tornou público e pode ser conferido pela população através do link a seguir: https://drive.google.com/drive/folders/1ZVKmuXOWGRg3Bi9oJnYImeyDuWOx_Abj