Geral

Jaime Morshel assume presidência da Câmara de Vereadores de Santa Maria do Herval em 2026

09/01/2026 - 13h04min

Atualizada em 09/01/2026 - 13h09min

Jaime foi o terceiro mais votado em 2024 (Foto: Cleiton Zimer / arquivo)

O ex-secretário de Agricultura está no seu primeiro mandato

Por Cleiton Zimer

 Santa Maria do Herval | A Câmara de Vereadores definiu a presidência do Legislativo para o ano de 2026. Quem assume o comando da Casa é o vereador Jaime Morshel (PDT), eleito com sete votos favoráveis, um voto em branco e um voto nulo.

Em seu primeiro mandato, Jaime foi eleito com 327 votos, em sua primeira disputa eleitoral. Antes de ingressar no Legislativo, sua trajetória pública teve início no primeiro ano do governo de Mara Stoffel, quando assumiu a Secretaria de Agricultura. Ele permaneceu à frente da pasta até o início do ano passado, quando se licenciou do cargo para concorrer à Câmara.

Morschel fala de continuidade

Segundo o novo presidente, o foco do trabalho em 2026 será dar sequência ao modelo adotado no último ano. “Vamos dar continuidade a um estilo e a um trabalho bem feito por todo o Legislativo iniciado no ano passado. O principal objetivo, juntamente com os colegas, é seguir com esse trabalho em parceria com o Executivo, priorizando sempre aquilo que é necessário e possível para melhorar a qualidade de vida de todos os hervalenses”, destacou.

Jaime também ressaltou a importância da articulação política para captação de recursos. Ele lembrou que o orçamento interno do município é amplamente comprometido, o que torna essencial a busca por verbas externas. “É através das bancadas dos partidos representados na Câmara, e também de outros partidos, que precisamos trazer recursos para investir nas mais diversas áreas do município. Só assim conseguimos evoluir e realizar obras”, explicou.

Clima interno

Questionado sobre as desavenças internas registradas no último ano, especialmente com o vereador da oposição Clérice Rodrigo de Moura (União Brasil), Jaime afirmou que a postura da presidência será pautada pela união e pelo diálogo.

2026 será um ano novo para o Legislativo. Por isso é de suma importância prezar por tudo aquilo que une a Câmara, evitar discussões desnecessárias e assuntos que geram conflito entre os vereadores. Trabalhar pensando no benefício coletivo, e não individual, será prioridade”, frisou.

Sessões

As sessões ordinárias da Câmara retornam no dia 3 de fevereiro, com todas as reuniões novamente sendo transmitidas pelo YouTube. Conforme o presidente, há ainda a possibilidade de realização de uma sessão extraordinária no final de janeiro, para atender demandas urgentes do Executivo.

Jaime também adiantou que pretende ampliar a participação da comunidade. “Seja por meio de moções de reconhecimento, seja retomando iniciativas como a sessão do estudante. Tudo aquilo que aproxima a população do Legislativo deve ser mantido e fortalecido”, concluiu.

Jaime também agradeceu. “A todos os munícipes que acreditaram no meu trabalho e me depositaram sua confiança, me elegendo como vereador. Também agradeço aos colegas que acreditaram na minha capacidade e me deram a oportunidade de presidir a Câmara neste ano”, afirmou.

Sair da versão mobile