Geral

Joaneta vai ganhar “ponte baixa” sobre o Rio Cadeia, em Picada Café

06/01/2024 - 08h53min

Picada Café – Uma obra de imediato e emergencial. Assim é tratada a construção de uma “ponte baixa” sobre o Rio Cadeia, e que vai diminuir os transtornos causados pela queda da ponte principal, ao lado da Estofados Rincão, em Joaneta. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 4, pelo prefeito Luciano Klein. Acompanhado pelo vice Max Mallmann e secretário de Planejamento, Daniel Rosa, o prefeito frisou que, infelizmente, a antiga ponte foi condenada. “Trouxemos engenheiros, técnicos que condenaram a estrutura da ponte. Por mais que pareça simples e fácil, não foi bem assim. A estrutura está condenada”, afirmou. Uma das empresas que esteve em Picada Café é a Darci Pacheco, que atua com guindastes. “Havia o interesse de içar a ponte, mas, como a estrutura está comprometida, essa ação se torna desnecessária, além de perigosa”, afirmou.

EMERGÊNCIA HOMOLOGADA

A ponte sobre o Rio Cadeia, em Joaneta, interliga o bairro com a Rua João Sander Sobrinho e a Rua Integração. Com a queda da ponte, esses moradores precisam fazer uma volta de cerca de 8km, até o Centro, regressando até o distrito industrial. Ela caiu na enchente de 18 de novembro. Desde então Picada Café decretou situação de emergência. Esta, porém, demorou para ser homologada. Luciano explica que no Estado esse reconhecimento ocorreu em 13 de dezembro. “Já a nível federal essa homologação se deu em 26 de dezembro. Antes disso a gente já fez todos os levantamentos, dos estragos, e do que precisa”, afirmou. O Município agora aguarda um posicionamento da Defesa Civil nacional para um aparte financeiro e construir uma ponte nova na localidade. Antes disso o Município não pode mexer na ponte para não correr o risco de não receber recursos. Deputados estão em Brasília acompanhando o processo e pressionando para que haja a aprovação e liberação de recursos.

Pinguela para passagem de pedestres

Desde a queda da ponte sobre o Rio Cadeia, pedestres se arriscam e seguem passando no local. Há grande risco e, apesar das fitas colocadas, elas são ignoradas. Ainda ontem um idoso caiu ao tentar descer da ponte e se machucou. Com a homologação da situação de emergência, o Município irá investir e reconstruir a pinguela que havia sido levada pela enchente de junho. Já a “ponte baixa” deve ser licitada em breve. Para que ela seja feita é necessária a baixa do leito do rio. O secretário Daniel Rosa explica que o projeto está pronto e essa será uma ponte mais alta que a do Centro, ao lado da Sociedade Aliança. “Será uma ponte feita com estacamento, o que a deixa mais resistente e segura”, afirmou.

Sair da versão mobile