Destaques
Kerb in Ivoti é marcado por poucas ocorrências policiais e tumultos
Ivoti – O 27º Kerb in Ivoti não foi um sucesso somente pela grande participação do público, estrutura e variada programação. De acordo com as autoridades que cuidaram da segurança, o evento foi considerado “tranquilo” em razão das poucas ocorrências policiais e intervenções junto ao público, que chegou a 70 mil visitantes de acordo com a Prefeitura.
De acordo com a Brigada Militar, somente quatro ocorrências foram registradas ao longo dos três dias de eventos na Praça Concórdia, sendo que em nenhuma delas houve atentado contra a vida ou danos físicos. Os crimes contra o patrimônio foram dois. Nas noites de sexta e sábado, dois carros foram arrombados, configurando o furto.
- Ivoti: Kerb termina hoje e organização já considera como o melhor da história
- Fim de festa e muito trabalho: operários desmontam estrutura do Kerb in Ivoti
Ainda na noite de sábado, um rapaz foi atropelado por uma moto na rua São Leopoldo, mas não no local dos festejos. O caso ocorreu próximo aos Correios e o rapaz de 27 anos está internado com quadro estável no HPS de Canoas.
Um homem foi detido na noite de sábado por porte ilegal de arma de fogo. Houve ainda, ao longo do evento, quatro abordagens relacionadas à posse de entorpecentes, sendo uma delas, envolvendo três adolescentes.
“Mas o mais importante, que são os crimes contra a pessoa, não tivemos nada. Lesão corporal, que seria muito comum neste tipo de evento, não houve nenhum registro”, destaca o tenente da Brigada, Erlon Cesar de Paulo.
A chave foi a prevenção
A Brigada também foi acionada em diversas vezes em razão de perturbação do sossego, em especial nas áreas residenciais próximas à Praça Concórdia, ponto central do evento. “Nada grave. Em geral eram jovens com som alto e bebendo. Mas tudo resolvido na base da conversa”, indica o tenente.
Erlon explica que algumas medidas de sucesso foram aplicadas para garantir a ordem e paz do Kerb deste ano: “Realizamos muitas barreiras na entrada do município, com abordagem de condutores e checagem de documentos. Tivemos reforço policial de outros batalhões e contamos ainda com 12 viaturas circulando no município. Procuramos agir de forma mais enérgica para dispersar possíveis tumultos também”.
Ajuda tecnológica
Outro reforço que a BM ganhou foram as câmeras de videomonitoramento, em especial ao equipamento giratório instalado provisoriamente no local da festa. “Tivemos inclusive plantão policial apenas no trabalho de monitoramento das câmeras. A imagem captada e o alcance dela é excelente. Somente na área do Kerb tivemos três câmeras e isso facilitou muito o nosso trabalho”, finalizou Erlon.
A medida foi providenciada pelo Consepro municipal, que aprovou amplamente o uso dos equipamentos para prevenção ao crime. O presidente do conselho municipal, Vasco Ribeiro, afirma que a experiência com as câmeras foi tão positiva, que novos pontos devem ser contemplados com a tecnologia em breve.
“Certamente vamos estudar a ampliação para outros locais, pois acreditamos que a medida foi muito eficaz. Dependemos também do apoio da comunidade, que pode nos ajudar de diversas formas, inclusive com contribuição financeira nas contas de água”, lembrou Vasco.