Destaques
Kolonistenfest marca homenagens à cultura japonesa em Ivoti
Ivoti – Desde seu estabelecimento na região, o colono tem papel fundamental na economia e na sociedade em geral. É ele, por meio da produção rural, quem provê grande parte dos alimentos consumidos no campo e na cidade. Ao longo de gerações, modernizou-se, mas não mudou sua principal característica: a de ter seu desenvolvimento baseado no respeito à família e às tradições.
O colono é o grande homenageado na Kolonistenfest, evento tradicional de Ivoti que neste sábado, 20, e domingo, 21, celebra sua 32ª edição. As atividades de preparação, porém, iniciaram ainda no começo deste mês, com ações paralelas, como oficinas nas Escolas do Campo. Todos os anos, uma das quatro localidades de Ivoti é homenageada. Desta vez, é a Colônia Japonesa.
- Ivoti: Socaltur tem 60 dias para apresentar plano
- Últimos dias para pagar o IPTU de Ivoti com desconto
Todas as atividades são abertas à comunidade. O sábado começa com os tradicionais Jogos Rurais, começando às 8h e encerrando ao meio-dia, na Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Ivoti (Acenb). Segundo a diretora de Cultura, Marines Teckemeier, eles são como uma gincana, no qual as localidades competem entre si em modalidades típicas, escolhidas pelas Escolas do Campo.
“Os jogos têm a característica de integrar. Como a Colônia Japonesa é a homenageada neste ano, é provável que as atividades tenham a ver com a cultura oriental”, comenta ela, ressaltando que cada localidade (48 Alta, Picada Feijão, Colônia Japonesa e Nova Vila) já escolheu suas equipes. Ao meio-dia, ocorre o almoço no local, apenas com carreteiro.
Jogos rurais iniciam na manhã deste sábado
Celebração e baile
No domingo, 21, haverá uma celebração ecumênica em frente à Secretaria de Saúde, na Av. Presidente Lucena, às 9h30. Já às 10h, ocorre a saída do desfile festivo, conhecido pela exibição de automóveis, tratores e maquinário em geral pelas famílias do campo. Em 2019, o caminho é inverso ao dos anos anteriores, saindo da Praça Emancipação, no Centro.
O grupo segue até a Sociedade Harmonia, onde ocorre o almoço ao meio-dia. Neste horário, também ocorre a premiação dos Jogos Rurais A animação é da Banda do Balcão, e mais tarde, apresentação de Tambores Japoneses, de Porto Alegre. Na sequência, às 14h, começa o baile com a Banda Real. Às 17h, sobe ao palco a Banda Flor da Serra.
Oportunidade de integração entre famílias
A diretora de Cultura ressalta que a Kolonistenfest, ou Festa do Colono, é uma oportunidade de integrar as diferentes famílias do interior. Acima de tudo, porém, oportunizar que o colono possa ser protagonista e estar na vanguarda das mudanças vividas pelo campo.
“É o momento de valorizar estas famílias, e especialmente no desfile, de eles mostrarem que estão avançando em tecnologia. A Colônia Japonesa tem uma cultura diferente da colonização germânica, então as pessoas poderão vivenciá-la também”, afirma Marines.
Leila Ozaki vive na localidade homenageada neste ano (Créd. Rafael Petry)
A Colônia Japonesa em Ivoti é atualmente a maior do gênero do Japão no Estado. Conta hoje com 35 propriedades, com produção de hortaliças, flores de corte, caixaria, vasos e hidroponia. Começou em 1966, pela iniciativa de 26 famílias de imigrantes, que residiam na Grande Porto Alegre.