Geral

Larvas de mosquito da dengue são encontrados em bebedouros de animais

08/02/2023 - 08h56min

A Coordenadora da Vigilância em Saúde (VISA) Eliane Fleck alerta que os principais focos de larvas e pupas do mosquito Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e chikungunya, estão nos recipientes usados para hidratar os animais. “Nas vistorias feitas pelos agentes de endemias, quase 30% dos focos encontrados foram nos bebedouros dos animais”, explica. Eliane ainda conta que os ovos do mosquito são depositados nas bordas destes recipientes e que levam apenas três dias para se transformarem em larvas, e depois, de cinco a sete dias para virarem mosquitos.

Foram encontradas grandes quantidades de larvas também em potes de plantas, vasilhas velhas e ralos. A recomendação é que os potes sejam higienizados diariamente, não somente trocando a água, mas com lavagem completa. “Todo acúmulo de água parada é um local propício para os ovos do mosquito, por isso a importância em evitar água parada em todos os locais”, recomenda a coordenadora.

Será realizado um novo mutirão nesta quarta-feira (08) nos bairros Campo Grande, durante a manhã e União, durante a tarde. O foco do mutirão é a varredura e o recolhimento de objetos descartados que possam ter água parada, ambiente propício para a proliferação do mosquito. “É extremamente importante que a população redobre os cuidados nas residências a fim de evitar a formação de criadouros do mosquito”, finaliza Eliane. Denúncias podem ser realizadas pelo telefone 3551-1417.

Foto: Isaías Rheinheimer/PMEV

Copyright© 2020 - Grupo o Diário