Conecte-se conosco

Geral

Leite de qualidade é produzido há mais de 20 anos na Linha Imperial

06/09/2018 - 16h59min

Nova Petrópolis- A produtora rural Joana Beatris Kreisig Neumann e o esposo Gerson, iniciaram a produção de leite na Linha Imperial em 1994. Joana e as irmãs Joseli e Roseli herdaram a propriedade do bisavô Guilherme Kreisig, cuja administração já está na quarta geração. O avô, Edmundo Kreisig, é natural do município, e o pai, Irbo, já seguiu a tradição rural. Tanto Joana quanto Gerson realizaram o curso técnico na Escola Agrícola Bom Pastor, e utilizam o que aprenderam na propriedade familiar de 15 hectares.

O negócio focado na produção de leite iniciou em 1994, ano em que faleceu o pai de Joana. Quatro amigos que retornaram da Alemanha, e Joana iniciaram uma associação (Asprol), que durou cerca de um ano. “Esses quatro rapazes vieram da Alemanha e queriam ter uma atividade, e o grupo se encontrava aos finais de semana, então fundamos a Asprol, e optamos pela produção do leite. Na época foi feito um financiamento de R$ 90 mil, que era uma dívida astronômica”, explica Joana. Ela e Gerson casaram em 2000, e têm uma filha, Mariane, de 14 anos.

Com o empréstimo feito foi construído um galpão para o confinamento do gado, uma sala de ordenha e os equipamentos para resfriamento do leite. De uma produção leiteira in icial com 24 vacas, hoje dobrou o plantel ativo, alcançando uma produção de 42 mil litros mensais. “Os meus pais, Irbo e Teresinha, tinham algumas vacas de leite, mas também plantavam maçãs”, conta Joana. A mãe, com 70 anos, até hoje auxilia nos serviços de ordenha.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.