Coluna Lindolfo Collor
Lindolfo Collor: a vez da Capivarinha, aprovação, utilização, redutores, documentos, paisagens, obras no posto, vacina
Cândido Nascimento
A VEZ DA CAPIVARINHA
Nesta semana estive na Estrada Sertão Capivara, no bairro Capivarinha. O que vi foram várias máquinas e caminhões para todos os lados. O que ocorre é que está sendo feito o acostamento no segundo trecho de asfalto, a partir da cabana, em direção ao CTG. O prefeito Gaspar Behne acompanhou o serviço na terça-feira pela manhã, antes da chuva. Segundo Gaspar são três metros de refúgio para ambos os lados da via na parte de asfalto.
APROVAÇÃO
Gaspar foi enfático ao comentar que esteve em vários vizinhos que moram próximo à curva e que todos aprovaram em 100% a ideia de fazer o refúgio.
UTILIZAÇÃO
Já foi aprovado pela Câmara de Vereadores o nome do antigo postinho de saúde da Capivarinha, que se denomina agora de Maria Luiza de Oliveira”. E funcionará a partir do ano que vem como um Ambulatório de Saúde Mental. Primeiro o local teve que ser limpo e remodelado para receber as pessoas com necessidades de atendimento na área psicológica. O local estava há vários anos parado e chegou a ser chamado de “elefantinho branco”.
REDUTORES
Também foram modificados dois quebra-molas que estão colocados na Estrada Macaco Branco. O prefeito disse eram muito mal feitos e eles receberam uma extensão. “Queremos redutores de velocidade e não quebra-molas”, definiu Behne.
DOCUMENTOS
Mesmo que veio há alguns dias o rolo compactador cedido pelo Estado, através de parceria com a Spadr, o equipamento ainda não pode ser usado nas áreas rurais nesta semana, pois ainda foi necessário encaminhar documentação à secretaria estadual. Pelo menos veio o rolo e ele terá uma grande utilidade para compactar o saibro que colocado para melhorar os acessos nas propriedades e nas roças. Com as chuvas, esses locais ficam esburacados e fica difícil para passar até com o trator.
PAISAGENS
As Caminhadas Fotografadas renderam belas imagens pelo interior dom município. Com a transferência de data, participaram desse evento no domingo, dia 14, quem já estava inscrito junto à Secretaria de Esportes e Lazer. A partida foi da propriedade do vice-prefeito Gilnei Prass (Ninho), de 14 Colônias. Houve um pequeno nível de dificuldades, mas acredito que valeu a pena para quem realmente gosta de aventura.
OBRAS NO POSTO
Também estive nesta semana no posto de saúde, onde falei com a secretária Greice Taiana Weber. Ela mostrou as obras de dois consultórios médicos que estão sendo construídos nos fundos da unidade. O recurso de R$ 98 mil vem através do FIES. Entre as diversas especialidades no posto estão: neuropediatra, endocrinologista, urologista, proctologista, traumatologista, ginecologista, psiquiatra, odontólogo, e ainda existem dois médicos da Estratégia de Saúde da Família (ESF).
VACINA
Na terça-feira foi a vez de várias pessoas com mais de 60 anos aplicar a terceira dose da vacina contra a Covid-19. Puderam fazer essa dose aquelas pessoas que receberam a 2ª dose em maio. Segundo a secretária Greice foi um reforço importante e redução de casos.