Geral
Lindolfo Collor usa nova tecnologia para monitorar mosquito da dengue
Lindolfo Collor – Ao longo desta semana, os fiscais municipais estão realizando a implantação de uma nova tecnologia para o combate a dengue. Trata-se das Ovitrampas (armadilhas de ovos do Aedes aegypti), em algumas residências do município de Lindolfo Collor. O artefato consiste em um vaso de planta sem furo e uma palheta de eucatex, onde é colocado levedo de cerveja, a fim de atrair a fêmea do mosquito a depositar os ovos no local.
COMO FUNCIONA A INSTALAÇÃO
A armadilha será instalada uma vez por mês na mesma residência, durante 12 meses, permanecendo no mesmo lugar sem mexer por 5 a 6 dias, até a recolha pelo técnico responsável.
• A instalação será a cada 200 metros de distância uma da outra.
• A armadilha é composta por um pote plástico, uma palheta de eucatex, um grampo trançado, 300ml de água e 1ml de levedo de cerveja.
• Deverá a instalação ser acima de 80cm a 01 metro do chão, permanecendo intacta até o dia da recolha da mesma para contagem dos ovos.
O uso de armadilhas ovitrampas para capturar os ovos do mosquito Aedes aegypti é mais uma das estratégias da Prefeitura de Lindolfo Collor, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, que ajudam no combate à proliferação da doença no município.