Geral
Linha Nova: um potencial turístico a ser explorado
Linha Nova – A cada dia que passa, o assunto Turismo ganha mais destaque nas rodas de conversas em Linha Nova. O município recebeu em 2017 o título de “Berço das Cervejarias no Estado do Rio Grande do Sul”, projeto de 2015 do deputado estadual Gilmar Sossela (PDT), que reconhece a grandeza histórica e a importância de Linha Nova no ramo cervejeiro.
Consequentemente com o ramo da história cervejeira, Linha Nova possui fortes traços germânicos e culturais, mantidos pelos pouco menos de dois mil habitantes, em grande maioria, descendentes dos imigrantes. O idioma alemão, em dialeto, segue preservado, atividades como bolão e tiro ganham destaque, casas construída em estilo enxaimel, além da rica beleza natural e a localização privilegiada no alto da encosta da serra fazem de Linha Nova um potencial turístico a ser explorado.
O ingresso de Linha Nova na Rota Romântica, no Vale da Felicidade e mais recentemente na Rota das Cervejarias Artesanais do Estado fazem de Linha Nova um ponto a ser conhecido por turistas da região. Outro fator que acelera a inclusão de Linha Nova no cenário turístico do Estado é o asfalto entre Linha Nova e Feliz, que ficou pronto há dois anos e facilita a chegada de turistas vindos daquela região.
COMO AS LIDERANÇAS VÊEM O CENÁRIO – Que o turismo é um potencial de Linha Nova é consenso entre os quatro prefeitos que Linha Nova já teve. Henrique Petry, ex-secretário de Obras, vice-prefeito e atual prefeito, aponta que está sendo realizado um trabalho junto com as lideranças, as entidades e a população para desenvolver o turismo. “Para Linha Nova querer ser turística, é preciso que a população abrace essa ideia”, disse o prefeito.
Também é consenso de todos que para atrair turistas, uma peça fundamental é o asfalto da rua dos Imigrantes, que vai até Nova Petrópolis. Parte desta rua já foi pavimentada, outro trecho segue em chão batido. O trecho maior pertence a Nova Petrópolis, e estende-se por toda localidade de Linha Olinda. “Seria interessante a união dos dois municípios em busca deste asfalto”, disse o ex-prefeito Vilmar Bender. “Turista não quer andar em estrada de chão”, aponta o ex-prefeito Guiomar Wingert. “Ter esse asfalto ajudará muito”, disse Henrique.
Leia também
Mulher morre ao ser atingida por uma pedra enquanto viajava na carona de um caminhão