Conecte-se conosco

Geral

Linha Nova: um potencial turístico a ser explorado

04/07/2018 - 13h00min

Linha Nova – A cada dia que passa, o assunto Turismo ganha mais destaque nas rodas de conversas em Linha Nova. O município recebeu em 2017 o título de “Berço das Cervejarias no Estado do Rio Grande do Sul”, projeto de 2015 do deputado estadual Gilmar Sossela (PDT), que reconhece a grandeza histórica e a importância de Linha Nova no ramo cervejeiro.

Consequentemente com o ramo da história cervejeira, Linha Nova possui fortes traços germânicos e culturais, mantidos pelos pouco menos de dois mil habitantes, em grande maioria, descendentes dos imigrantes. O idioma alemão, em dialeto, segue preservado, atividades como bolão e tiro ganham destaque, casas construída em estilo enxaimel, além da rica beleza natural e a localização privilegiada no alto da encosta da serra fazem de Linha Nova um potencial turístico a ser explorado.

O ingresso de Linha Nova na Rota Romântica, no Vale da Felicidade e mais recentemente na Rota das Cervejarias Artesanais do Estado fazem de Linha Nova um ponto a ser conhecido por turistas da região. Outro fator que acelera a inclusão de Linha Nova no cenário turístico do Estado é o asfalto entre Linha Nova e Feliz, que ficou pronto há dois anos e facilita a chegada de turistas vindos daquela região.

COMO AS LIDERANÇAS VÊEM O CENÁRIO – Que o turismo é um potencial de Linha Nova é consenso entre os quatro prefeitos que Linha Nova já teve. Henrique Petry, ex-secretário de Obras, vice-prefeito e atual prefeito, aponta que está sendo realizado um trabalho junto com as lideranças, as entidades e a população para desenvolver o turismo. “Para Linha Nova querer ser turística, é preciso que a população abrace essa ideia”, disse o prefeito.
Também é consenso de todos que para atrair turistas, uma peça fundamental é o asfalto da rua dos Imigrantes, que vai até Nova Petrópolis. Parte desta rua já foi pavimentada, outro trecho segue em chão batido. O trecho maior pertence a Nova Petrópolis, e estende-se por toda localidade de Linha Olinda. “Seria interessante a união dos dois municípios em busca deste asfalto”, disse o ex-prefeito Vilmar Bender. “Turista não quer andar em estrada de chão”, aponta o ex-prefeito Guiomar Wingert. “Ter esse asfalto ajudará muito”, disse Henrique.

Leia também

Padre investigado por pornografia infantil na Serra Gaúcha descumpre ordem judicial e tem contato com crianças

Mulher morre ao ser atingida por uma pedra enquanto viajava na carona de um caminhão

Saiba porque Linha Nova serve de exemplo

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.