Conecte-se conosco

Geral

Livro “Nossas Mães e os Sinos de Bochum” é lançado por Helena Seger em Nova Petrópolis

08/05/2023 - 11h04min

Helena concedeu autógrafos na ocasião (Créd.: Lenara Pothin)

Nova Petrópolis – A comunidade de Pinhal Alto celebrou o lançamento do livro “Nossas Mães e os Sinos de Bochum”, de autoria da escritora Helena Seger, no sábado, 6. A obra literária conta a saga do Tannenwald, uma colônia alemã, e dá voz às mulheres que ajudaram a construir a história do Pinhal Alto. O livro apresenta histórias e legados rememorados por familiares, filhos, netos e bisnetos, enaltecendo o protagonismo dessas mulheres.

Helena, que é natural e residente do Pinhal Alto, disse que “administrou a história destas 30 mulheres” ao lançar sua obra. O livro é uma oportunidade de corrigir uma lacuna na história da imigração alemã, dando nome às 16 mulheres das 16 famílias pioneiras, que até então eram conhecidas apenas pelo nome dos maridos.

(Créd.: Lenara Pothin)

O lançamento do livro teve início com uma missa, em homenagem às personagens principais da obra, realizada na igreja local, chamada pelos Sinos de Bochum. Era nesse local que essas mulheres se encontravam e tinham a oportunidade de viver em comunidade.

O evento contou com a presença de membros da comunidade local e de pessoas que já não vivem mais na localidade, mas que tiveram vivências no local. A reunião de filhos e netos das 30 homenageadas celebrou e honrou suas histórias. Helena, orgulhosa de sua obra, anunciou que ela estará à venda por R$80,00 no Centro Comercial Imperatriz Leopoldina, no Pinhal Alto. O livro é uma reparação que garante que os feitos dessas mulheres jamais serão esquecidos.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.