Geral
Lobo-marinho aparece na beira da praia de Nova Tramandaí
Cansado da viagem nas águas agitadas do Litoral Norte, o pequeno lobo-marinho resolve parar na orla antes de seguir a jornada rumo ao extremo-sul do continente. Com a respiração ainda ofegante, acaba cercado por curiosos na areia. Uma criança se aproxima, uma mulher faz uma foto com celular. Mais audacioso, um guarda-vidas tenta acariciar o animal, enquanto o colega o fotografa. Arisco, o pinípede movimenta a cabeça para os lados demonstrando desconforto com o alvoroço dos humanos. Empolgado, um banhista encosta uma das mãos no pelo do lobo-marinho — que agita a cabeça na direção do homem, como se fosse mordê-lo. Outro jovem corre para fazer uma selfie em frente ao animal.
A cena descrita acima foi acompanhada e registrada pelo fotojornalista de ZH Jefferson Botega, no final da tarde de terça-feira, na praia de Nova Tramandaí. Antes de se afastar, ele ainda alertou o grupo para se distanciar do lobo-marinho. Porém, a animação pelo “achado” continuou. Apesar do entusiasmo e do aparente carinho dos banhistas por estarem próximos a um mamífero das águas, os gestos de aproximação não são recomendados por quem atua na área.
Nesta semana, o biólogo do Ceclimar percorreu a faixa de areia entre Tramandaí e Cidreira e encontrou dois animais descansando em pontos distintos. Um deles era o mesmo cercado pelas pessoas em Nova Tramandaí.
Se avistar um lobo-marinho ou um leão-marinho sujo de óleo ou ferido, acione:
- No Litoral Sul
– Núcleo de Educação Ambiental (Nema), pelo fone (53) 3236-2420.
– Patram Rio Grande: (53) 3235-4702 - No Litoral Norte
– Patram Litoral Norte
– Osório: 3601-1726
– Tramandaí: 3661-4620
– Capão da Canoa: 3689-3206
– Torres: 3626-4798
– Ceclimar (51) 3627-1309