Geral
Lojas esperam até 30 % de aumento em vendas durante Black Friday
Bruno Wingert e Geison Concencia
Região – Marcada para acontecer na sexta-feira (24) a Black Friday se tornou um dos períodos mais importantes para o varejo brasileiro, ficando atrás somente do Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais e Crianças, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
A data, que teve origem nos Estados Unidos, no século 20, caiu nas graças tupiniquim e movimenta o comércio local, que se prepara para atrair a clientela com novidades e preços especiais. Na região da Encosta da Serra, ela vem ganhando cada vez mais adesão, moldando a característica das vitrines, que ficam repletas de menções à data.
Em Estância Velha, alguns comerciantes reservam novidades justamente na sexta-feira. É o caso da loja Led e Companhia, que reabrirá seu estabelecimento neste dia. O proprietário, Davi Dapper, que trabalha com produtos de iluminação para indústria, comércio e residencial, comentou que a loja trabalhará com varejo e atacada, oferecendo preços acessíveis e de qualidade tanto para pessoa física quanto jurídica. A Led fica localizada na rua Artur Leopoldo Ritter, 439, Centro.
Na Magazine Luiza de Estância Velha, um clima de mistério se instalou no local, já que a loja cobriu a fachada com um toldo preto, alusivo ao Black Friday. A gerente, Cleni Enberle, ressalta a grande expectativa para a campanha, que começa hoje à noite e se estende até domingo, dia extra em que a loja atenderá os clientes.
O estabelecimento contará com descontos que podem chegar a 80 %. Além disso, a estimativa é aumento de 30 %, em relação às vendas de 2022, no mesmo período.
Em Ivoti, a Ortobom, que fica na Av. Presidente Lucena, também caprichou na vitrine, com menções a Black Friday e descontos de 50 % em alguns produtos. Em valores, a estimativa de vendas gira em torno de R$ 120 a R$ 150 mil em faturamento. A proprietária, Juliana Bervian Johner, espera um aumento de 10 %, em relação a mesma campanha do ano passado. Além disso, aposta em horário estendido, sem fechar ao meio dia de sexta e sábado. A loja trabalha com toda a linha de colchões, lençol, travesseiro e toda parte de camaria.
Para Juliana, a Black Friday acontece em todo o mês de novembro. O objetivo é não deixar para a última hora, e evitar a perda de potenciais clientes.
Dois Irmãos se prepara para a Black Friday
A Black Friday sempre gera muita expectativa entre os comerciantes, é o caso de Wellington Figueiredo, proprietário da loja Flip de Dois Irmãos. “As perspectivas são as melhores possíveis, esperamos vender muito bem, é uma época que os clientes costumam comprar bastante pela oportunidade de encontrarem produtos mais baratos e isso que buscamos alcançar”, disse o lojista.
“Começamos no dia ontem nossa Black, selecionamos alguns itens para entrarem em promoção, principalmente camiseta polo, de time, e alguns tênis com 50 % de desconto. A partir de agora, cada vez mais o movimento aumenta, também em virtude do natal. Estamos com o horário especial para essa data também, de segunda-feira a quarta-feira atendemos das 9h até as 19h, e de quinta até domingo até as 23h”.
Wellington também destaca outro ponto da Black Friday em Dois Irmãos. Em virtude da presença de turistas no Município, eles acabam conhecendo o comércio local e retornando nos anos seguintes. “Um diferencial é que atingimos muito o público de turistas nessa época, e eles acabam voltando e comprando mais vezes, e com isso conseguimos atingir uma gama maior de pessoas”, comenta Wellington
Origem do termo Black Friday
O termo vem da polícia americana, que chamava, este, o movimento pós Ação de Graças. Os agentes tinham que lidar com o excesso de pedestres e veículos que se deslocavam em direção ao Centro das cidades para as compras, por volta da década de 1960. Também era o início do período das compras natalinas, o que intensificava o fluxo de pessoas em vias públicas. Em função disso, os policiais apelidaram esse período de Black Friday.
<