Geral

Lucilda Lauxen será sepultada hoje em Dois Irmãos

21/01/2025 - 05h36min

Lucilda é sócia-fundadora do Grupo Herval, de Dois Irmãos (FOTO: arquivo pessoal)

Dois Irmãos | Lucilda Lauxen, uma das fundadoras do Grupo Herval, faleceu aos 85 anos. A morte foi confirmada na tarde de segunda-feira (20) pelo filho Gabriel, que homenageou a mãe em sua rede social: “Vai em paz, minha rainha. Te amo, mãe”.

Segundo a Funerária Schaumloeffel, o velório acontece na Capela Municipal 1, com cerimônia de despedida às 16h desta terça-feira (21), na própria Capela, e após para o Cemitério Católico 1.

Era viúva de Roque Lauxen. Deixa enlutados os filhos Paulo, Bernardo, Bernadete, Rogerio, Jaqueline, Eduardo e Gabriel, os genros, as noras, os netos, os bisnetos, a irmã Valeska, os sobrinhos e demais familiares e amigos

De Walachai a Dois Irmãos: o início de uma história de luta

Lucilda nasceu em Walachai, Morro Reuter, onde cresceu em uma família de agricultores com 13 filhos. Na roça, o sustento vinha do trabalho árduo. Seu pais, Albino e Maria Seger, abriram uma pequena mercearia que oferecia produtos variados, marcando o início do envolvimento familiar com o comércio.

Na localidade, eventos como os bailes de kerb faziam parte das memórias que Lucilda carregava com carinho. Em uma entrevista concedida ao Diário em 2019, contou que em um desses bailes ela conheceu Roque Lauxen, com quem se casou aos 19 anos.

Em 1960, o casal mudou-se para Dois Irmãos, onde Roque tornou-se sócio da Herval. Após a morte precoce do marido, aos 36 anos, Lucilda ficou responsável por criar os sete filhos, com idades entre quatro e 15 anos.

Lucilda vendeu sua parte na sociedade do Grupo Herval há cerca de 10 anos, mas sua história continua viva entre os filhos, netos e bisnetos.

Lucilda Lauxen deixa como legado uma trajetória marcada por resiliência e dedicação à família, sendo uma inspiração para quem a conheceu.

 

Sair da versão mobile