/www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77

Warning: Trying to access array offset on false in /www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77
" width="36" height="36">

Geral

Mais de 100 presos aguardando vagas em presídios

22/03/2018 - 13h41min

Ao menos 111 presos abrigados em carceragens de delegacias da Região Metropolitana de Porto Alegre aguardavam vagas no sistema penitenciário gaúcho, conforme levantamento feito pela Polícia Civil nesta quarta-feira (21). O período máximo para a transferência deveria ser 24 horas, mas existem casos em que a espera chega a 17 dias.

Só em Novo Hamburgo, são 20 presos na Delegacia de Pronto Atendimento da cidade. A falta de lugares fez com que oito detentos fossem acorrentados do lado de fora da DPPA, onde passaram a noite.

O local, no entanto, com a maior superlotação é a delegacia de Canoas, onde 28 presos aguardam por vagas. Já o período de espera mais longa é registrado em Viamão, onde um detento aguarda há 17 dias por uma transferência.

Presos em delegacias:

2ª DPPA – Porto Alegre – 8
3ª DPPA – Porto Alegre – 11
DPPA Canoas – 28
DPPA Gravataí – 5
DPPA Alvorada – 2
DPPA Viamão – 2
DPPA Novo Hamburgo – 20
DPPA São Leopoldo – 16
Deic – 14

Além da falta de estrutura das carceragens para abrigar presos por tanto tempo, policiais militares deixam de patrulhar as ruas para custodiar os presos. Em Novo Hamburgo eram quatro agentes nesta situação.

A falta de vagas no sistema carcerário gaúcho é uma realidade que se perpetua há três anos. No auge da crise, em meados de 2017, quase 200 presos estavam em locais improvisados à espera de transferência. O sindicato que representa os policiais civis diz que a primeira denúncia sobre a presença de presos nas carceragens ocorreu em maio de 2015.

“Eu sempre digo que se eu tiver um preso que seja para um período superior a 24 horas em uma delegacia de polícia, nós já temos uma situação anormal. Por outro lado, também reconhecemos que esse problema tem uma solução definitiva nos o próximos dias com a liberação das penitenciárias de Canoas”, afirma o delegado de polícia metropolitana, Fabio Motta.

Por meio de nota, a Superintendência dos Serviços Penitenciários informou que a ocupação das vagas da Penitenciária de Canoas está sendo realizada de forma gradativa, e que ainda na terça-feira (20), 65 presos haviam sido encaminhados para o sistema prisional.

Sair da versão mobile